div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Evangelhos Sinóticos – Aula 7 – Mateus

Evangelhos Sinóticos – Aula 7 – Mateus

Escola de Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.

A Igreja respeita a ordem em que os antepassados ordenaram a Bíblia, como ela foi
escrita, como, por exemplo, mesmo a tradição considerando o Evangelho de Marcos o
primeiro a ser escrito, ele aparece depois do Evangelho de Mateus. Mateus era considerado o repórter dos apóstolos. Algumas fontes dizem que o evangelho foi escrito originalmente na língua de Jesus: o aramaico e o hebraico; porém, oficialmente considera-se que a primeira edição do Evangelho Segundo Mateus foi escrito em grego clássico, assim como todo o Novo Testamento e mais sete livros do Antigo Testamento.

Vida de Mateus (especulações)

Segundo alguns, Mateus foi evangelizar em outras terras para além da Palestina. Dizem que esteve na Etiópia, Pérsia, na Macedônia e até na Irlanda, assim como em outras terras. Mateus era invocado como o padroeiro dos cambistas. Atribui-se a Mateus o primeiro ato de água abençoada. Muitos estudiosos acham difícil que foi o apóstolo Mateus, o Levi, que realmente escreveu o evangelho. Um dos argumentos é que Marcos apresenta mais pormenores do que Mateus, sendo que Marcos foi discípulo de Pedro, e Mateus apóstolo de Jesus, teve mais contato com Jesus. Dizem também que Mateus não dominaria tão bem a língua grega, pois o Evangelho foi escrito de forma muito fina e num grego muito bom; já que Mateus era um judeu da Palestina e dificilmente dominaria tão bem o grego; há não ser que ele aprendeu bem a escrever e falar o grego clássico. Certamente foi conferido a Mateus esse evangelho, por que o próprio Mateus e sua comunidade o transmitiam de forma oral e só décadas depois foi que ele foi redigido. Se foi Mateus ou não quem escreveu o Evangelho, isso é irrelevante, o que importa é o conteúdo. Por volta de 70 d.C. aconteceu à guerra judaica, os judeus, principalmente os fariseus, (menos os sauduceus) se uniram contra Roma, mas perderam a guerra e Jerusalém foi destruída. Os cristãos não participaram dessa guerra. Nos anos 80 e 90 d.C. os judeus se reuniram em uma assembléia e tomaram decisões importantes, como fechar os livros sagrados e não acrescentou mais nenhum. Por exemplo, o Antigo Testamento da Bíblia dos Protestantes só tem esses livros dessa assembléia e não tem os livros que o catolicismo incluiu e que foram escrito originalmente em grego clássico. Uma outra decisão foi com relação as orações que tinham como objetivo separar outros segmentos do judaísmo como o cristianismo. Daí os cristãos foram expulsos das sinagogas e se espalharam pelo Império Romano. Depois da guerra judaica também iniciou a diáspora, em que os judeus se espalharam pelo mundo. Segundo consta uma teoria, a comunidade de Mateus se localizava em Antioquia, como diz a passagem de Atos dos Apóstolos, capítulo 11, versículo 19 a 26. O evangelho foi escrito para pessoas da cultura judaica que entendiam muito bem o grego clássico. No primeiro capítulo de Mateus, deixasse muito claro que os cristãos também eram filhos de Abraão, são judeus, filhos da promessa, porém, agora, com a alma da filosofia grega. Por isso no seminário estudasse teologia (judaísmo) e filosofia (grega). Na santa ceia assim como na multiplicação dos pães Jesus diz essas seguintes coisas: “Tomou o pão”; “Agradeceu”; “Partiu”; “E distribuiu”. Na santa missa se repete o mesmo rito: quando diz: “Tomou o pão”, está ligado as ofertas; quando diz: “Agradeceu”, está ligado a eucaristia; quando diz: “Partiu”, está ligado ao cordeiro de Deus; quando diz: “Distribuiu”; está ligado a comunhão.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário