div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Bíblia e Moral – Aula 7

Bíblia e Moral – Aula 7

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.

Nós cristãos, vivemos não segundo a carne, mas segundo o espírito. A vida espiritual
significa a vida segundo o espírito de Deus. A moral cristã é viver segundo o espírito, desde que seja na plenitude do amor de Deus. Nós que cremos devemos orientar nossas vidas segundo o espírito de Deus, que tudo nas nossas vidas passe pelas mãos de Deus. O agir cristão é uma alegria, como exemplo, podemos citar Joana D’arc que sendo queimada viva estava com um semblante alegre por estar sentido o espírito do dever comprido e a certeza de sua alma sendo elevada para o Céu. O que marca a moral cristã é a experiência da natureza cristã. Moral é a palavra latina para ética que vem do grego clássico e quer dizer “costumes”. Como os gregos eram mais intelectualizados a palavra ética ficou com essa conotação intelectualizada, e como os romanos eram mais práticos a palavra moral ficou com essa conotação prática.
Na pregação, na conversão de uma pessoa, o primeiro passo é mostrarmos a face do
amor de Deus, que aquela pessoa é amada. A igreja é o corpo de Cristo, porém, alguns cristãos têm uma visão da igreja como alguém que Deus criou e soltou no mundo, mas, segundo Paulo, nós somos, devemos, ser a própria igreja. A igreja tem que está dentro de nós. A consciência espiritual que passa a vida toda nos procurando chega a ter nós quando pertencemos à igreja não por causa da turma, mas de Deus, a turma só fortalece essa comunhão. A obrigação que eu tenho para viver não deve ser de fora, mas de uma força interna, do amor de Cristo. A obrigação moral de Paulo vem da experiência interior de Deus. A igreja tem o dever de obedecer à consciência do fiel, ao mistério, é nela, a consciência, que deverá passar pelo crive das nossas decisões que devem ser em Cristo por livre arbítrio. Às vezes somos infantis a não assumir a responsabilidade do espírito santo em nossas vidas. O cristão precisa da oração para discernir na vida. A famosa frase de São Tiago: “A Fé sem obras é a morte”, nós temos que enraizar essa frase desde os pequeninos até as grandes nações. E que todos sejam bem-vindos na igreja, para que na comunidade cristã não entre os males do mundo, e temos que ser justos e que isso reflita na sociedade e que a sociedade não só reconheça o cristão pela aparência, mas pela dignidade e justiça. Aonde houver injustiça que o cristão pregue o evangelho nos lugares dos mais confins da Terra, que seja nós como andarilhos de estar no mundo, mas não ser do mundo.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário