div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Eclesiologia – Aula 4

Eclesiologia – Aula 4

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.

A igreja é a comunidade do Pai. As gerações são duas: a eterna e a histórica. A geração histórica é a propagação da geração eterna. Deus está para além do tempo e espaço. O projeto de Deus é um só: reunir todos em torno de Jesus Cristo no Espírito Santo. Existe continuidade, que é o antigo testamento, e descontinuidade, que é o novo testamento, que veio para verticalizar o judaísmo e quebrar o ciclo do eterno retorno que é um ciclo em espiral, que se repete, mas não da mesma maneira, e evolui diferentemente do cristianismo, a passos lentos, enquanto o cristianismo vem para alavancar de forma brusca a evolução histórica do homem, porém, diz na sagrada escritura: “Muito são os chamados, mas poucos os escolhidos”! A experiência de Deus é uma experiência que vem de dentro do ser. Assim como rio Nilo é uma dádiva para o Egito, a vida é uma dádiva que Deus deu ao homem, para que ele evolua. Porém, diz no filme, Coração Valente: “Todos os homens morrem, mas poucos homens
vivem!” O antigo e o novo testamento são complementares, são duas faces da mesma moeda. O novo testamento é a explicitação do antigo testamento. A leitura divina é fazer uma leitura interiorizada da sagrada escritura. Jesus Cristo é a cabeça da igreja e nós somos o corpo; e nós cristãos e Jesus Cristo somos um, pelo espírito santo. A cultura de Jesus Cristo está no antigo testamento, pois Jesus era judeu, e Jesus se serviu da cultura judaica para dizer coisas novas. Por isso, evangelho quer dizer: boa nova. O salário do pecado é a morte, por isso Jesus ressuscitou, por que não pecou. Conseguiu tudo em uma só vida. Por isso o diferencial de Jesus para os outros avatares. Avatar é um termo hindu que quer dizer: encarnação da divindade. Avatares foram homens sábios, que detinham o conhecimento e vieram a Terra com a missão de religar os homens a Deus e acabaram por criar religiões. Exemplos de avatares: Buda, Krishna, Lao Tsé, Confúcio, Zaratustra, Apolônio de Tiana, Orfeu, Hermes Trismegistos, Moisés, Muhammad (Maomé), Noé, o próprio Jesus, dentre outros.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário