div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A preservação do meio ambiente deve ser uma alavanca para a economia mundial



A preservação  do meio ambiente  deve ser uma alavanca para a economia mundial


No meu último texto: “A Responsabilidade socioambiental das empresas deve ser uma questão de ética”, escrevi sobre o que vou escrever neste texto, porém vou escrever acrescentando algo e procurando aperfeiçoar esse meu último texto. Por isso, sugiro de antes de lê este texto leia meu último texto.
Quantas vezes vou ter que dizer que o ser humano e a natureza são unos, uma coisa só. O ser humano é servo de Deus e Deus é o Senhor criador de tudo, de  nós  e  da natureza, do  universo.  Portanto, devemos caminhar de mãos dadas com a natureza. Quantas bênçãos podem nos oferecer  os frutos da natureza?  Quantas dádivas da ciência têm a nos oferecer a natureza? E para a natureza continuar rica e próspera,  há  que preservá-la. 
E  ao  mundo  dos  negócios,  a economia mundial, tem que  saber que a alma do negócio é ter coragem e atitude, porém, não dar o passo maior do que a perna. São esses passos errôneos, com a sede de chegar ao lucro, que acabamos por ferir a natureza  em nome de um crescimento estarrecedor, inconsequente e predatório.  Temos que pensar a longo prazo. Assim como a natureza agi: a longo prazo. Na antiguidade os sábios retiravam a sabedoria  não dos livros, mas da natureza e da vida. Quem precisa de livros somos nós, mas os verdadeiros sábios leem diretamente na natureza. Quando a famosa biblioteca de Alexandria foi queimada os jovens discípulos foram até os sábios lamentarem o que tinha acontecido, quando obras raras foram perdidas. Os sábios tranquilamente deram a resposta que a sabedoria está guardada na natureza e na vida. Quem compreender isso siga uma ordem ideológica: a dar ética ambiental.

Autor: Victor da Silva Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário