div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Eclesiologia – Parte 6

Eclesiologia – Parte 6

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia, no bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil

A salvação é pessoal, o fato de você pertencer a um povo cristão não vai garantir a sua salvação por que ela é pessoal; fé sem obras é a morte, e fé com obras é o caminho para a salvação. Tem sinais da presença de Cristo em todas as religiões, basta olhar a história da humanidade, e muitas vezes essa presença é velada. Como o Papa João Paulo II disse: “As religiões orientais são sementes da verdade!” E eu digo que toda semente pode se tornar uma árvore grande e frutífera. Esse é o método inclusivista onde o visível, que é Jesus Cristo, pode ser visto em várias perspectivas culturais. A igreja é sinal de salvação por que mantém um papel importante na sociedade, por que a salvação, sendo pessoal, vem por meio da igreja, e todos os cristãos são templos de Cristo, a igreja está dentro de nós. Um sacramento é uma realidade visível que manifesta uma realidade invisível. Deus é fiel para sempre. Na parábola da ovelha perdida, o pastor deixa as noventa e nove ovelhas num lugar seguro, que é o Céu, e vai atrás de salvar a ovelha perdida. O pastor é Jesus Cristo e foi atrás de salvar a humanidade que é a ovelha perdida. Já no antigo testamento, quando os homens são mandados para explorar a terra prometida e voltam com
frutos e a vinha nas costas, esses homens simbolizam o antigo testamento, o judaísmo, que vem abrindo caminho para o cristianismo, o novo testamento, Jesus Cristo que é a vinha. Os santos são como luzes que foram colocados no topo para que iluminasse toda a escuridão em volta. Como podemos entrar no Reino de Deus? Através da fé em Cristo e no batismo, além é claro, das obras. A verdadeira liberdade é aquela que nos liberta da ignorância, pois a sabedoria nos conduz a luz e nos faz caminhar em meio à escuridão. É o guia. Como Jesus diz na bíblia: “E conhecerás a verdade, e a verdade vos libertará!”

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário