div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Eclesiologia – Aula 7

Eclesiologia – Aula 7

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia do bairro da Torre, da cidade João Pessoa, do estado da Paraíba, Brasil.

A igreja é uma comunidade trinitária. Cristo veio visibilizar o Reino de Deus, o invisível,o mundo das idéias de Platão, pois, para Platão, esse é o mundo real. Já o mundo material,sensível, é apenas uma sombra do mundo real, do mundo das idéias. Mas como Jesus pregou: o Reino dos Céus está no aqui e agora. Bem pré-socrática essa frase. Por meio das palavras humanas veio à palavra divina, o caminhão seria a palavra humana e o conteúdo do caminhão a chispa divina nas palavras.
Outra chave simbólica é que as águas representam o mundo material, pois está
sempre na horizontal. Se você pegar um copo de água e tampá-lo e tentar virar o copo, vai ver que a água sempre permanece na horizontal. Quando Jesus caminha sobre o mar, e não afunda, simbolicamente Jesus é o fogo, o espírito, que está na vertical e não afunda no mar, na matéria, mas está sobre ela, por cima. O fogo sempre fica na vertical. Se você ascender um palito de fósforo e tentar virar-lo de cabeça para baixo vai ver que o fogo sempre vai ficar na vertical, é símbolo do espírito. A simbologia está em todos os campos da sociedade, como na ciência, como por exemplo: a tabela periódica. Na última ceia está o fundamento da igreja, a estrutura da igreja com os 12 apóstolos, e o desenvolvimento da igreja. A eucaristia foi Jesus amar seus discípulos até o fim, e digo mais, Jesus na cruz simboliza o amor de Jesus Cristo a humanidade. Esse amor é algo muito abstrato e complexo para descrever em simples palavras. Jesus é a videira, como no livro dos
Números do Antigo Testamento onde os homens enviados por Moisés para explorar a Terra Prometida trazem consigo cachos de uvas. Esses homens simbolizam o Antigo Testamento, o judaísmo, que veio abrir caminho para a o cristianismo, Jesus Cristo, que é a videira. A igreja é uma comunidade eucarística; a frase chave para entender isso é o que Jesus disse: “Fazei isso em memória de mim!” E a palavra chave é memória. E nós fazemos da memória uma arma eficaz para combater o pecado. Lembro-me agora de uma frase do mago Merlim no filme “Excalibur”: “A maior desgraça do homem é o esquecimento!” As palavras de Deus são como trovoadas que fazem estremecer nossas vidas.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário