div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Bíblia e Moral – Aula 6

Bíblia e Moral – Aula 6

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.

O povo de Israel transpôs a aliança humana numa experiência teológica. Jesus veio perdoar os pecados e anunciar o conhecimento de Deus. No antigo testamento as leis são colocadas de modo exotérico, enquanto no novo testamento está de modo esotérico. O homem é um ser desejoso de felicidade e essa felicidade é oferecida por Deus pelo Filho, pela sua vida e obra. Os santos têm sua referência primeira em Cristo. Jesus devolve a comunhão
com o Pai, Jesus é o novo Adão. Jesus veio trazer a luz, tirar a cegueira dos homens. Existem dois tipos de ignorantes: o ignorante por escolha, aquele que conhece a verdade e prefere se fazer de cego, nesses tipos de ignorantes é mais difícil a conversão por causa do apego as correntes da escravidão da mente; e o outro tipo de ignorante é aquele que desconhece a
verdade e por isso ainda permanece na ignorância. Jesus é a personificação das leis do antigo testamento, é o embaixador do Deus vivo. Jesus revela o Pai, mas também o humano. Em Jesus o humano e o divino se revelam plenamente. Em Jesus podemos conhecer quem é Deus e quem é o homem, e mesmo assim permanece um grande mistério esse conhecimento de Deus. Jesus deve ser o ponto de referência no nosso comportamento. O amor é fruto da fé, por isso diz na bíblia: “Deus é amor”, diz no evangelho segundo João. Cristo desce até a condição humana para melhor compreensão dos humanos de Deus. Porém o nível de divindade de Jesus permanece alto. Cristo desce em termos sócio-políticos para melhor compreensão dos homens. Cristo vem puxar o homem para o alto e para isso ele precisa descer a condição humana sem perder a condição divina. O evangelho tem o dever de planificar, e aperfeiçoar as diversas culturas do mundo, cortando o mal pela raiz e absorvendo o que há de melhor em cada cultura.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário