div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Bíblia e Moral – Aula 4

Bíblia e Moral – Aula 4

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.

A ética vem aparecer para as condições de o povo permanecer um povo de Deus, que
com o tempo vem lapidando as experiências com Deus. A primeira experiência do povo é com Deus. Na passagem de Noé, Deus forma uma nova aliança com a humanidade, simbolizada pelo arco-íris, e firma compromisso que nunca mais haverá um novo dilúvio. Porém, a época atual da sociedade se assemelha muito a época que Noé vivia, numa sociedade decadente, portanto, próxima da segunda vinda de Jesus Cristo, como está escrito. Depois da aliança com Noé, Deus faz uma aliança com Abraão, que é uma espécie de herói para os judeus, cristãos e mulçumanos. Por força da fé e no invisível, Abraão acredita num Deus Único, criador de todas as coisas; e procura e aceita os termos de Deus. Abraão é uma espécie de super-homem de Nietzsche, assim como é Arjuna para os hindus; Júlio César foi para os romanos, Alexandre da Macedônia, o grande, para a antiguidade; Gengis Khan para os mongóis; Aquiles para os gregos; e Heitor para os troianos. A grande promessa de Deus para Abraão foi filhos para dar continuidade e propagar uma nova nação e a outra promessa
foi a terra. Resumindo: filhos e terras. O filho era a grande benção para os antigos, para a proteção de um povo. O povo de Israel é uma espécie de imediador entre os outros povos com o Deus único. Esse mesmo povo de Israel surgiu da posteridade de Abraão. Já o grande objetivo de Moisés para com o povo escravizado no Egito foi à conversão. Pois o povo mesmo clamando por um Deus único, seguia a cultura do antigo Egito, e por isso Moisés e o povo hebreu passou quarenta anos no deserto antes de chegar a Terra Prometida. Moisés teve uma função nesses quarenta anos de formar uma cultura. Os dez mandamentos surgiram como um dom de Deus para viver em liberdade, pois liberdade não é sinônimo de libertinagem, mas é estar de acordo com as leis divinas e universais. É importante as pessoas manterem uma relação com os absolutos e respeitar a dimensão sagrada do tempo e não deixar o tempo nos engolir, como Cronos, o titã da mitologia grega que devora seus filhos,
simbolicamente Cronos é o senhor do tempo que engole o homem no dia-dia; mas Zeus, o
Deus dos deuses, que simboliza a sabedoria, consegue derrotar Cronos. Só com a sabedoria somos capazes de vencer o tempo dos homens e estar caminhando de acordo com o tempo de Deus. Finalizando o texto, digo que o estado laico não quer dizer que o estado é ateu. Estado laico não deve ser não aceitar qualquer expressão religiosa, mas sim não discriminar qualquer expressão religiosa. A Igreja tem um papel fundamental na sociedade, principalmente na área de saúde.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
www.twitter.com/victorgeo10
www.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário