div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sacramentos – Aula 3

Sacramentos – Aula 3

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.

O primeiro sacramento é Jesus Cristo, é o sacramento do Pai, pois revela o que Deus quer. O segundo sacramento é a igreja, pois revela o que Jesus quer; e os 7 sacramentos que conhecermos são sacramentos da igreja. Cristo é a cabeça e a igreja é o corpo. Os 7 sacramentos são manifestações exteriores de Deus. Resumindo a aula passada: o meio de comunicação é uma ponte entre o emissor, que tem que ser verdadeiro, e entre o receptor, que tem que ter confiança no emissor, tem que ter fé. Fazendo uma analogia, Deus é o emissor que se comunica pelo meio da comunicação que é a criação, assim se comunica com as pessoas que são os receptores. A primeira coisa para o receptor se comunicar com o emissor, é ter a fé antropológica. Pois Deus está falando por meio da criação. Essa comunicação, como disse na aula passada, se chama teofania ou hierofania. Exemplo: o batismo de Jesus, ou a sarça ardente em fogo que não se consumia que apareceu a Moisés. Todas as religiões têm sua hierofania.
A fé é algo pessoal, sendo subjetiva, e a hierofania ou teofania é algo objetivo. Assim criando uma comunidade religiosa. E para descrever essa experiência religiosa há inicialmente a transmissão oral da hierofania ou teofania, e depois transmissão escrita. Criando assim o mito, que já se propagava na transmissão oral da hierofania ou teofania. O mito é a narração da hierofania, e o rito é a celebração da hierofania. Todas as religiões se baseiam nesse processo de comunicação com a divindade. Isso tudo criará um “ethos”, um costume, uma ética. Criando assim um ambiente sagrado ou sacramental, transformando o ambiente. Os sacramentos são ritos. O rito é um mito em ação, onde se realiza um diálogo entre as pessoas de Deus. Por meio do rito nós nos encontramos com Deus. Todos os membros do rito têm o dever de ter fé. Se no rito nós nos encontramos com Deus, logo Deus foi que idealizou o rito.
Os ritos têm que se manterem fixos, constantes, sem grandes transformações, para facilitar a comunicação entre as pessoas e Deus. Um dos erros das pessoas é realizar um rito, um sacramento, por somente tradição, sem fé. O símbolo é um sinal eficaz e exclusivo, que é quando dois ritos se encontram. O sacramento é a parte visível de uma parte invisível, e essa parte invisível é a fé. Todos os sacramentos são sinais eficazes e inclusivos da fé.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário