div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Atos dos Apóstolos – Aula 4

Atos dos Apóstolos – Aula 4

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

Assim como os Evangelhos, os Atos dos Apóstolos primeiramente foi transmitido de forma oral, depois foi escrito. E na escrita, o autor Lucas é fiel ao que ouviu, mas também foi criativo, deixa sua marca. O livro de Atos dos Apóstolos é tido como de grande valor histórico. Resumindo as aulas passadas, encontramos nesse livro relatos, discursos e os sumários. É normal que a gente reverencie as pessoas de Deus, mas sem adorá-los, sem idolatria, pois só devemos adorar a Deus.
A palavra mártir tem haver com testemunho. Pedro, apóstolo de Jesus, era pescador e era filho de um João. E sabemos que Pedro morou em Cafarnaum. E como no evangelho aparece a sogra de Pedro, ele foi casado.
A ordem que foi escrito o Novo Testamento foi essa: primeiro foi escrita as cartas por volta dos anos 50 a 80, depois os 4 evangelhos entre os anos 80 e 90, e depois o apocalipse. A figura que Pedro representa para a igreja já era muito valorizada na época que foi escrito os 4 evangelhos, como também na época que ele estava vivo. Segundo a tradição apócrifa, Pedro era do signo de Áries, e Áries é o primeiro signo do zodíaco. Volta e meia Pedro aparece sempre na frente, como o primeiro, próprio de quem é desse signo, sempre pronto para a batalha.
Pode ter acontecido o seguinte nos evangelhos, ou outros livros da bíblia, que tal fato pode ter sido construído pelo autor para tentar passar uma mensagem teológica. Isso é o que diz o seminarista que ministrou a aula. O fato de Jesus ter escolhido Pedro como o príncipe dos apóstolos, foi uma escolha estratégica, pois Pedro já tinha uma liderança natural. E Jesus tinha um projeto de vida para cada apóstolo. Pedro foi pregar a boa nova para além das fronteiras do mundo judaico. Foi até os confins da Terra, que é simbolizada pela cidade de Roma para os judeus, pois, Roma era a capital do império romano, e por ser uma cidade cosmopolita, por dedução, o cristianismo chegando lá é por que haveria de chegar a todos os cantos do mundo habitado.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário