div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sacramentos – Aula 1

Sacramentos – Aula 1

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.


O ponto fundamental de todo sacramento é a fé. Temos uma referência em Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículo 36 e no capítulo 4, versículo 12. Os ritos semelhantes aos sacramentos que encontramos na bíblia são os seguintes, com as correspondentes passagens bíblicas:
- Batismo (Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículo 38 ao 41)
- Crisma (Atos dos Apóstolos, capítulo 8, versículo 14 ao 17)
- Eucaristia (1 Coríntios, capítulo 11, versículo 20 ao 27)
- Penitência (Evangelho Segundo João, capítulo 20, versículo 21 ao 23)
- Unção (Tiago, capítulo 5, versículo 14)
- Ordem (2 Timóteo, capítulo 1, versículo 6)
- Matrimônio (Evangelho Segundo Mateus, capítulo 19, versículo 3 ao 9)

A pergunta é: esses ritos são sacramentos? O novo testamento narra, não faz teologia, segundo o professor padre Cláudio Sartori. Há uma ligação entre pregação, fé e sacramentos. Onde encontramos certos dinamismos, gestos e palavras cerimoniais. E também vemos feitos no espírito, vida eterna, e vida comunitária.
O batismo é feito em nome de Jesus, então até um leigo pode batizar, basta ter fé. Para os católicos o matrimônio deve ser indissolúvel, por que vem da criação. É um ato criativo. O matrimônio recebe a graça de mudança de coração. A palavra sacramento tem haver com mistério. Cristo não veio ao mundo para confundir, mas para iluminar. Todos aqueles que são batizados, pela lógica, serão salvos, contando com a fé própria de cada um e se esse manifestar essa fé no dia-dia. Não existe sacramento sem fé. A fé está ligada ao matrimônio, chama o matrimônio para se manifestar na vida de cada um.
A palavra apóstolo significa enviado, alguém capacitado para trazer a graça, por meio de Jesus Cristo. Porém, como diz uma frase cristã: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos!” E escolhido segundo o dicionário é aquele que se escolhe. E eu digo que a pessoa se escolhe para servir ao próximo.
Para iniciar a vida cristã, você tem que ser batizado, crismado e ter recebido a eucaristia. O maná simboliza as coisas que vem de Deus. Todo sacramento tende a comunhão, em corpo, alma e espírito.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário