div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mariologia - Aula 2

Mariologia - Aula 2

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil

Nossa Senhora de Guadalupe apareceu em forma indígena, e para um índio, e inicialmente foi de difícil de ser aceita pelo bispo, mas foi rapidamente aceita em todo o México. O evangelho de Marcos foi escrito por volta do ano 60, e foi o primeiro evangelho a ser escrito. Nele não se tem Maria com tanto referencial como vemos em Lucas. O evangelho de Marcos foi escrito direcionado a um público que não era judeu. Por isso é indicado a um público que esta iniciando na sua caminhada no cristianismo.
Maria era virgem tanto do ponto de vista biológico quanto do ponto de vista espiritual. No evangelho segundo João, ele, o evangelista, está preocupado em dizer quem é Jesus e é mais filosófico, diferente dos evangelhos sinóticos. E assim como em Marcos, Maria aparece no evangelho segundo João. Esse evangelho é por sinal um evangelho cheio de simbolismo.
Jesus sempre tinha um olhar para algo além dele, que habitava dentro dele, mas que estava acima, que era o Pai, Deus, e ele diz que aqueles que fazem a vontade do Pai é que são os verdadeiros parentes do Cristo. Para além de uma ligação de carne, mas uma ligação espiritual, feita pelo alto, no alto.
O primeiro livro do novo testamento a ser escrito foi à carta paulina de tessalonicenses. Paulo quer falar com embasamento judeu, mas baseado na experiência cristã.
A palavra "adotiva" é adotada não em termos jurídicos, mas espiritual. Jesus nasceu de uma mulher por meio do espírito santo. E José adota Jesus como um filho.
Mateus escreve para judeus onde numa época em que a tradição era muito forte entre os judeus.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

www.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
www.victorgeo10.blogspot.com
www.myspace.com/victorgeo10
www.twitter.com/victorgeo10
www.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário