div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mariologia – Aula 4

Mariologia – Aula 4

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.


O Antigo Testamento é o tempo da promessa e o Novo Testamento é o tempo do cumprimento. No estudo da mariologia, posso dar o enfoque cristológico como eclesial. Os escritores escreveram o Novo Testamento com o Antigo Testamento em mãos. Nas seguintes passagens do Antigo Testamento, podemos fazer um estudo mariológico: Gênesis, capítulo 3, versículo 15; Isaías capítulo 7, versículo 14; Malaquias capítulo 5, versículo de 1 ao 2; Gênesis capítulo 18, versículo 10 ao 15; Gênesis capítulo 25, versículo 21; Gênesis capítulo 30, versículo 22 ao 24; Juízes capítulo 13, versículo 1 ao 24; I Samuel capítulo 1, versículo 1 ao 28.
No projeto unitário e salvívico de Deus, o antigo testamento e novo testamento são complementares. A visão mariológica do Evangelho de Lucas é mais explícita dos 4 evangelhos. Esse evangelho, acredita-se, que foi escrito por volta do ano 80. E alguns estudiosos acreditam que Lucas conversou com Maria para se basear para escrever seu evangelho. Lucas escreve para uma comunidade de pagãos convertidos para o cristianismo. E dar muita importância aos pobres e excluídos. É de uma característica universal.
Maria quer dizer “amada”, “querida”, “preferida”. Em nosso contexto, Maria pode significar: “amada de Javé”. Mesmo que não compreendamos alguma passagem da sagrada escritura, no futuro você pode compreender vivenciando a escritura sagrada, fazendo um paralelo com sua vida. Quando na bíblia um personagem muda de nome, seu nome sendo substituído ou acrescentado um novo nome, não quer dizer que o nome anterior perdeu a identidade, nas que foi o personagem que recebeu, foi promovido em termos históricos. Maria guardava as coisas no coração, próprio de um judeu. Os evangelhos não são uma biografia, mas tem uma finalidade de evangelizar. Jesus quer dizer: “Javé dar a salvação”. Então Jesus veio nos salvar transformando sua vida como exemplo a ser seguido e para nós o imitar-lo, pois ele deu o sangue por nós.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário