div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Atos dos Apóstolos - Aula 2

Atos dos Apóstolos – Aula 2

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba.

‘ Carlos Drummond de Andrade disse numa poesia que “No meio do caminho havia uma pedra”, e é justamente essa a questão: se tem uma pedra no caminho é para você parar e aprender algo com aquela dificuldade. Agora vamos fazer uma introdução de todas as partes dos Atos dos Apóstolos.

A igreja em Jerusalém

Vemos o início da comunidade cristã ainda ligada ao templo de Jerusalém e a lei mosaica. Na bíblia temos duas passagens referentes a isso: Lucas, capítulo 24, versículo 53 e Atos dos Apóstolos capítulo 1, versículo 6. Lucas começa o evangelho que leva seu nome, no templo, e termina no templo. Já em Atos dos Apóstolos que foi escrito por Lucas, ele começa o livro no templo, e termina em Roma, que veria ser a centro do cristianismo no mundo, um templo ao ar livre, e, a partir daí, seria pregado o cristianismo em todo o mundo, “até os confins da Terra”, como diz uma passagem do Atos dos Apóstolos. Isaías disse que a glória de Deus se ver no templo que veria a ser Jesus essa glória.
Existem 3 pentecostes: o samaritano, o judaico e o Galileu ou como podemos chamar também de pagão. O discurso que abre o livro é inaugural e kerigmático, que foi o discurso de Pedro. Como conseqüência desse discurso, acontece às primeiras conversões.
A vida e estrutura das comunidades se resumiam a isso: ensinamento dos apóstolos, comunhão fraterna, e fração do pão e oração. Que mais resumidamente seriam: a palavra, caridade e liturgia. Depois surgem as primeiras perseguições, sobretudo a Pedro e João. Na passagem dos Atos dos Apóstolos, capítulo 4, versículo 20, temos a essência para o evangelizador: “Não podemos nos calar diante do que vimos e ouvimos!” Se quer ver Jesus, olhe para um cristão. Aliais, olhe para qualquer pessoa com olhar de misericórdia e não olhar de maldade, já que somos a imagem e semelhança de Deus.

De Jerusalém à Antioquia

Começa a surgir a segunda geração de cristãos: instituição dos 7, discurso e martírio de Estevão, missão em Samaria, Galiléia e Síria. No capítulo 8, versículo 14 ao 17, há o pentecostes samaritano. Logo depois vem a vocação de Saulo, que está no capítulo 9, 22, e 26, contada de 3 formas diferentes. Logo depois vem o ministério de Pedro. Capítulo 9, versículo 32, e capítulo 12, versículo 5, vemos então o pentecostes pagão. Essa parte do livro acaba com a morte de Herodes.

1º Viagem, 1º Concílio

Paulo e Barnabé se adentram na diáspora judaica. Há conversão dos pagãos, concílio de Jerusalém, e carta apostólica.

Grandes viagens missionárias

O protagonista é Paulo. Surgem novas comunidades cristãs, como, Filipos, Tessalônica, Beréia, Corinto, e Éfeso. Há o confronto com a cultura grega e também surge o contexto sobre as autoridades e estruturas do império.

A paixão de Paulo
Captura e prisão em Jerusalém e Cesaréia. Acontecimentos alternados do processo e viagem a Roma.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário