div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Linguagem Corporal: o teu corpo diz o que suas palavras calam


Linguagem Corporal: o teu corpo diz o que suas palavras calam


Esse texto são anotações minhas feitas durante uma palestra que assisti de uma filósofa. São palavras dela e meu consequente desenvolvimento sobre o tema abordado


O que é linguagem? É a forma pela qual nos comunicamos oralmente, gestual ou por meio da escrita. A linguagem simbólica é uma forma de comunicação, exemplo: as folhas que caem da árvore no outono. A comunicação é através da linguagem e a pessoa tem que entender e interagir, e o símbolo pode ajudar nessa compreensão. Desde quando usamos essa linguagem? Desde os primórdios da humanidade. Exemplo: o cinema mudo, que era pura linguagem corporal...
Expressões que usamos: “Arranca a tristeza do peito. Não fique de queixo caído. Esteja ao alcance das suas mãos. Tire esse peso dos ombros. Dê um passo adiante. Entre de cabeça erguida. Não seja cara-de-pau. Que nariz empinado. Não empurre com a barriga.” Sabemos muitas coisas dessa área inconscientemente. Assim como o texto, necessita de interpretação. Exemplo: o braço cruzado numa conversa significa que está na defensiva. A mão na nuca pode representar que está mentindo. A mulher mexendo o cabelo pode demonstrar que está interessada na conversa. Por que nos interessa tanto esse tipo de assunto e de um certo modo está na moda? Para, por exemplo, pegar aquela celebridade na mentira. Por exemplo: todo mundo se expressa corporalmente e tem coisa de bom nisso, porém, não devemos olhar essa área com olhar tendencioso. Isso pode ser usado para o bem, como por exemplo, uma mãe saber se o filho drogado se está mentindo só pelas suas expressões corporais. Mas o que vemos hoje é que isso é muito usado na paquera ou entrevista de emprego.
Dúvida frequente: podemos simular? Essa linguagem corporal é usada por muitos políticos para enganar bem. Na antiguidade até alguns políticos admitiram que assumiam essa postura, mas, para que simular?
Tem linguagens que são universais, como por exemplo, o riso que em todas as culturas querem dizer a mesma coisa. Segundo os estudiosos 55% da nossa linguagem é corporal, 25% é oral, e o restante é sobre outros tipos de linguagens. A mulher tem mais facilidade nessa área de linguagem corporal. A simulação pode ser boa, como por exemplo, a mãe simular para não passar uma preocupação sua para os filhos, principalmente para as crianças. É a chamada mentira nobre, como por exemplo, disso, meu caso, que sofrendo um assalto, disse uma mentira nobre para o ladrão: que não tinha dinheiro para voltar para João Pessoa, e ia voltar de carona, então ele me deixou em paz.
Para que estudar? Para numa entrevista de emprego, por exemplo, usar isso como uma arma para descobrir a verdade, e como diz Helena Blavatsky: “Não há religião superior a verdade!”

O simbolismo da Esfinge

A parte de touro que são as patas simboliza os instintos. A parte de leão que é o tórax simboliza as emoções. As asas de águia simboliza a mente e a cabeça de homem simboliza a consciência. Da união do touro, leão e águia, simboliza o próprio homem.

Harmonia e Desarmonia

Também vemos a má interpretação dessa linguagem corporal, como no caso de uma menina que sempre sentou errada desde criança, e é dada como uma pessoa triste pelas pessoas em volta. Outro exemplo é uma pessoa que pode estar com um problema na mão e o fato de não apartar a mão firme do outro pode ser julgado como alguém não confiável.

Símbolo da Medicina

O símbolo dessa ciência significa a união e equilíbrio dos 3 mundos: o corporal, psicológico e o espiritual.

Outro exemplo claro de simbolismo corporal é o lema do exército brasileiro, que diz: “Braço forte, mão amiga!” Numa entrevista mais importante do que tentar transparecer a verdade é ser verdadeiro e ter cuidado para não usar a linguagem corporal como uma máscara que esconde a verdade. Temos que vivenciar os ensinamentos dos grandes mestres e tentar transmutar. O equilíbrio é a concordância dos nossos sinais com vossos pensamentos. Mais importante do que perceber nos outros esses sinais, é perceber em nós mesmos, para ajudar o próximo, como diz Jesus: “Amarás o próximo como a si mesmo.”

Autor: Victor da Silva Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário