div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Atos dos Apóstolos – Aula 3

Atos dos Apóstolos – Aula 3

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.


A palavra pentecostes quer dizer “quinquagenário”, é comemorado 50 dias após a Páscoa. No início o pentecostes e a páscoa eram festas agrícolas, a páscoa era relacionada à semeadura, e o pentecostes a colheita. Mas a quem diga que no início o pentecostes e a páscoa eram celebrados juntos. Já entre os judeus, a páscoa simbolizava a libertação do povo de Israel do Egito. E o pentecostes judaico era para celebrar a aliança feita por Deus a Moisés e ao povo de Israel que concedeu os 10 mandamentos. Na época dos judeus, se juntou a festa agrícola com a festa religiosa. São celebradas como uma coisa só. Já entre os cristãos a páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo, e o pentecostes cristão celebra o dom do espírito santo.
Todo o livro de Atos dos Apóstolos é chamado também por alguns de Atos ou Evangelho do Espírito Santo. Por que em todo o livro há ação do Espírito Santo. Observamos 4 pentecostes no livro: Em Jerusalém, Em Samaria, Em Cesaréia, e em Éfeso; onde fica explícita a ação do Espírito Santo. Se Jesus se relaciona com o Pai, então o Pai é outra pessoa, e pessoa é todo aquele que pode se relacionar. Então o Espírito Santo também é uma pessoa, formando assim a santíssima trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, que são 3 pessoas que representam um só ser.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário