div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sacramentos – Aula 2

Sacramentos – Aula 2

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

O que Jesus veio fazer? Mudar a pureza do coração do povo. Veio para mudar nossos ouvidos, olhos, e corações. Nossa maneira de ver o mundo, não com olhos de maldade, mas com olhos de misericórdia. Mas, o que é um sacramento? Em primeiro lugar essa palavra não está na bíblia, mas seu significado está na bíblia de forma implícita e explícita. A palavra “sacra” é uma palavra latina, que significa uma atividade coletiva, uma ação coletiva. Todo sacramento é uma atividade por meio de que se dar culto a Deus, por meio coletivo. Na linguagem dos militares, sacramento era o juramento feito pelo recruta. Em termos jurídicos, sacramento é algo que significa que estamos apostando em algo todo a nossa confiança, mais especificamente era o dinheiro que era colocado no local mais seguro. Pode significar também sacramento uma tatuagem, uma marca.
Por que esses sinais que vemos na bíblia são chamados de sacramentos? A palavra sacramento é ligada a palavra mistério, que para um teólogo da igreja católica, essa palavra sacramento dava maior conotação sagrada do que a palavra mistério. Porém, mesmo que a palavra sacramento não esteja na bíblia, à palavra mistério está na bíblia. No campo da magia o mistério é a fórmula mágica. A palavra mistério tem uma dimensão teológica, quando se refere ao Pai, uma dimensão cristológica, quando se refere ao Filho, e uma dimensão eclesial, quando se refere ao Espírito Santo. Porém, etimologicamente, mistério quer dizer: “aquilo que se cala.” O mistério estava escondido, e foi revelado e depois proclamado. O que o Pai ensina ajuda a nós construirmos nossa própria identidade. O pai idealiza, o filho cria, e o espírito santo aperfeiçoa. A salvação é obra e iniciativa do Pai, por meio do Filho, planificada pelo Espírito Santo. Sacramento é um meio de comunicação entre nós e Deus. Para que aja essa comunicação, precisa de 3 elementos: um emissor verdadeiro, um receptor que deve confiar no emissor, e precisamos de um meio de comunicação conhecido entre o emissor e o receptor. Emissor, receptor e uma linguagem ou meio de comunicação comum. Esses são os 3 elementos que Deus se comunica por meio de Teofania, como a sarça que ardia em fogo mas não se consumia e chamou a atenção de Moisés, que a partir dali passou a se comunicar com Deus. Podemos chamar também essa comunicação de hierofania, manifestação do sagrado. Jesus Cristo é um exemplo de hierofania, como disse Jesus: “Aquele que me ver, ver ao Pai!” Da transmissão oral e posteriormente escrita da hierofania se chama mito, que se manifesta através de um rito. Participando desse rito se entra em comunhão com Deus e somos transformados.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário