div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Atos dos Apóstolos – Aula 1

Atos dos Apóstolos – Aula 1


Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil

Quando nós falamos dos Atos dos Apóstolos estamos falando da segunda parte do que o evangelista Lucas deixou para nós. O mesmo Lucas que era discípulo de Paulo e provavelmente era médico. Assim como consideram que o evangelista Marcos foi discípulo de Pedro. Também possivelmente é considerado que Lucas escreveu as pregações de Paulo. Como no livro não tem nenhum indício da queda de Jerusalém, acredita-se que o livro tenha sido escrito antes do ano 70 d.C., mas provavelmente no ano 62 d.C. e que foi escrito antes da morte de Paulo. No Evangelho Segundo Lucas, capítulo 1, versículos de 1 a 4, e, em Atos dos apóstolos, capítulo 1, versículo de 1 a 4, temos a mesma dedicatória, e que no Evangelho observa-se que essa passagem é para consolidar a fé. Como já disse em outro texto, Teófilo podia ser um amigo de Lucas, ou simbolizar, falando etimologicamente, que Lucas se refere a seus leitores, já que Teófilo quer dizer: amigo de Deus; ou como também pode estar se referindo ao patrocinador. Observa-se que no final do Evangelho Segundo Lucas, encaixa-se quase perfeitamente, no início dos Atos dos Apóstolos. A maioria dos estudiosos acredita que Lucas escreveu boa parte dos Atos dos Apóstolos a partir do que ouviu e viveu. Esse livro também é chamado de Evangelho do Espírito Santo, e é dividido em relatos, discursos e sumários. Dentro dos relatos há viagens, perseguições, processos e alguns relatos miraculosos, assim como também há conversões. Entre os discursos, tem os oficiais, querigmáticos (sobre a ressurreição) e os discursos catequéticos; além dos discursos de defesa. Os sumários são alguns refrões dos Atos dos Apóstolos. Também são sumários os retratos do livro. Há também celebrações litúrgicas, como refeições e reuniões, onde se fala claramente da eucaristia (fração do pão). E também se fala do batismo e ministério. Eucaristia, batismo e ministério: esses são os sacramentos que vemos nos Atos dos Apóstolos. Porém os doutores da igreja vão dizer que os sacramentos estão desde o livro do Gênese.
No Ato dos Apóstolos, de um lado temos os judeus cristãos, os 12, Jerusalém como cidade referencial, a liderança de Pedro e a tradição do Antigo Testamento na mão. Do outro lado temos os gentios convertidos, os 7, Antióquia como cidade referencial, Paulo como líder, e a formação do Novo Testamento na mão. Vemos nessa relação uma tensão boa, pois sabemos que a energia só é gerada com tensão.
Em Atos dos Apóstolos, capítulo 1, versículo 8, temos o versículo chave de todo o livro, que resume esse livro escrito por Lucas.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário