div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mariologia – Aula 1

Mariologia – Aula 1

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

Na vida é muito importante ter certo equilíbrio para fazer tudo na medida certa; e era o que Maria tentava fazer, porém ela não era uma Deusa, mas era pura e foi escolhida por Deus. A vida de Maria era de serviço e principalmente girava em torno de Jesus. João Paulo II disse que o mistério de Maria era derivado de Jesus.
O centro da fé cristã é a ressurreição de Jesus, pois ele venceu a morte. Maria é um exemplo, mas é uma de nós: humana, demasiada humana. Ela é criatura, mas é única. Tudo que se refere à Maria se refere à igreja. A mariologia é eclesial, cristológica.
O monge por excelência é uma pessoa reta, devemos aproveitar a sabedoria deles e por em prática em nossas vidas, no cotidiano e principalmente nas pequenas coisas que é onde está à felicidade.
A igreja é senso da fé do povo, educa. Os trabalhos dos doutores da igreja são de extrema importância.
Maria é mãe e discípula de Jesus, sendo duplamente feliz. Quando praticarmos a fé, guardaremos no coração aquilo que é mais importante. Às vezes o pouco revela muita coisa. Os 4 evangelhos falam de Maria, porém, Lucas é o que fala mais e de maneira mais magnífica.
Em Gênesis, capítulo 3, versículo 15, ver-se o primeiro anúncio da vitória do redentor, nascido de uma mulher. Essa passagem é chamada pelos estudiosos de proto-evangelho. Depois da história da salvação de Cristo, nós devemos olhar o antigo testamento com os olhos do novo testamento. É por isso que é aconselhável para quem está começando a caminhada cristã a ler primeiramente os evangelhos e só depois partir para o antigo testamento. Pois o novo testamento é que ilumina o antigo testamento. O antigo testamento não fala de forma explícita de Maria, mas fala de forma implícita. A bíblia é como uma casa onde nos deslocamos com mais facilidade nela à medida que a conhecermos melhor.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário