div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 30 de março de 2011

Sacramentos - Aula 6

Sacramentos – Aula 6

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

O batismo, a crisma e a eucaristia são chamados de sacramentos de iniciações, por que estão correlacionados com o mistério pascoal. O fogo que recebemos na eucaristia, que é a palavra, é por obra do Espírito Santo. A primeira dose do Espírito Santo é dada no batismo e a segunda na crisma. Quando Jesus sobe com nossos corações. Não se pode separar batismo de crisma e de eucaristia.
O antigo testamento é uma sombra do novo testamento, sendo Jesus Cristo o novo Adão. Adão adormeceu e dele saiu à mulher. Jesus, simbolicamente, “adormeceu” na cruz, e dele saiu sangue e água, donde saiu à igreja que é simbolizada no livro de Apocalipse como uma mulher. Jesus usa uma linguagem interiorizada, esotérica, enquanto o mundo acaba muitas vezes, pelo menos no seu contexto histórico, entendendo de maneira exteriorizada. Por questões de estratégia e para seu tempo na cruz não ser antecipado, Jesus falava por meio de parábolas, onde para os discípulos mais próximos ele falava o real significado das parábolas. E como Jesus disse: “Não jogai pérolas aos porcos e aos cães, pois vão lhes calcarem e lhes jogarem de volta!” Portanto, por causa disso também, Jesus falava por meio de parábolas, para, como Jesus disse: “que tenham ouvidos, mas não ouçam; que tem olhos, mas não vejam.” A mensagem de Jesus foi atemporal, universal, eterna, mas foi mais especificamente direcionada ao contexto histórico atual, que é um contexto escatológico, dos fins dos tempos, próximo da segunda vinda de Jesus à Terra. Por fim, finalizado dizendo que para que receba o sacramento, o cristão tem que vencer a tentação.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário