div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 17 de março de 2011

Atos dos Apóstolos – Aula 7

Atos dos Apóstolos – Aula 7

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

No martírio de Estevão, os judeus antigos foram tolerantes com os cristãos judeus, mas expulsaram da cidade os cristãos gregos (ou helênicos). Nessas passagens de Atos dos apóstolos, do capítulo 6 ao capítulo 7 vemos uma sabedoria, falsas testemunhas, e a acusação de blasfêmia.
Jesus continua sua trajetória nos discípulos, que propagam a filosofia de vida cristã. E assim a presença de Jesus é forte na história da humanidade. Pois os discípulos se tornam reflexos de Jesus Cristo. Lembre-se que no evangelho Jesus diz que surgirá aqueles que farão coisas maiores do que ele fez.
Estevão foi então expulso da cidade, ele entrega o espírito e reza pelos algozes, semelhante ao que Jesus fez na cruz, quando disse: “Pai, perdoais, eles não sabem o que fazem!” E Estevão é sepultado por cristãos. No discurso de Estevão, há uma construção para passar uma mensagem teológica. Estevão faz seu discurso na prisão. Lucas ao escrever fez toda uma estruturação numa forma de como devemos ser. E percebe-se que Lucas ler todo o Antigo Testamento em grego. Estevão é um cristão de origem grega, que ensinava a judeus a história dos próprios judeus. Ele é, sobretudo, o porta-voz da igreja que deseja expandir. Ele marca a ruptura entre o cristianismo grego (ou helênico) com o antigo judaísmo. Os cristãos judaicos só vão romper com o antigo judaísmo mais para frente, no futuro. Mas lembremos que tanto cristãos judeus, quanto cristãos helênicos, preservam em sua história, toda a história e teologia do velho judaísmo, acrescentando ai Jesus como o messias e o cristianismo como a nova igreja que veio renovar e restaurar o velho judaísmo. Aperfeiçoar a lei, como Jesus diz.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário