div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 29 de março de 2011

Mariologia - Aula 8

Mariologia – Aula 8

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

Deus agiu ontem, em termos históricos, mas sua promessa se realiza no presente, no hoje. Para ocorrer à salvação de todos, Deus precisa dispensar, como canta Maria no “magnificat”. Maria é uma das mais bem aventuradas que existiu na história da humanidade, talvez a mais. A gente, às vezes, nos comportamos como os se os problemas estivessem nas coisas, nos outros, e nunca em nós. Porém, a prática cristã faz nos voltar a si de nós mesmos. E assim nós vermos de forma crua e nua e consertar nossos erros nos focando nas nossas qualidades, assim veremos os outros com qualidade e veremos a qualidade nos outros crescendo de maneira vertical e não apenas horizontal.
A maior revolução de Deus foi enviar seu filho, Jesus Cristo, para promover uma mudança interior, em essência, e não apenas em forma, mas de dentro para fora. Antes de mudar a história, Deus muda as pessoas, por que as pessoas fazem, escrevem a história. Então Deus quer que mudemos nossa história. Na manjedoura ou na cruz, Deus mostrou o fraco para nos devolver à verdadeira força. Seja através da candura, inocência ou na dor. Pois a humanidade se mostrou aprender mais o caminho da Lei através da dor do que do amor. Porém, Deus nos ama em demasiado e Ele quer que nós aprendamos no amor. E para isso está preparando a Nova Jerusalém, a Sião dos judeus. Para ser habitada depois dos fins dos tempos. Deus eleva os humildes para mostrar aos poderosos que assim que deve ser o homem. E etimologicamente, humilde quer dizer: “Aquele que sabe o que é!” Os cristãos têm a mania de dizer que Jesus livrou o homem da cruz do pecado. Mas isso só se encaixa para quem vive uma vida de retidão, reta, como uma flecha, mesmo passando por uma grande provação. Seguindo o exemplo de Jesus que mesmo passando pela cruz, permaneceu firme nos valores e virtudes, e assim servindo de exemplo para os homens. E o homem que seguir seu exemplo, permanecendo firme nos valores e virtudes, na dor e/ou amor, esse será salvo.
A gente evangeliza, mas não podemos esquecer as necessidades básicas do homem. O problema está em dizer que a solução do homem está em resolver a questão material do homem. Espírito e matéria, um é o complemento do outro. Alimentar o corpo, e mais importante a alma, com o pão divino.
Mas voltemos ao cântico de Maria; como já disse, através de um povo, o de Israel, Deus escolhe esse povo para ser exemplo para a humanidade. Então “o povo eleito”, essa expressão, quer dizer que não só o povo de Israel será salvo, mas aqueles que seguirem o exemplo desse povo, a nação que segue esse exemplo, será salva. O patriotismo de Israel é aberto, pregando uma salvação para todos os povos. O evangelho deve entrar em qualquer cultura e aproveitar o que tem de bom nessa cultura, e transformar na cultura aquilo que não é bom. Todas as culturas têm sementes da verdade. O papa João Paulo II disse: “as religiões orientais são sementes da verdade.
Belém quer dizer: “casa do pão. E manjedoura é um lugar onde se coloca a comida. E Jesus nasceu na cidade de Belém e numa manjedoura. Então Jesus é esse pão divino que todos devemos nos alimentar. Jesus é o novo e definitivamente sacerdote. Nosso templo maior. No evangelho de Lucas, ele começa e termina no templo. Isso foi colocado de maneira proposital para nos passar uma mensagem teológica. Isso deve ser o significado e a trilha de todo ser humano digno de ser salvo que nasce na candura, inocência, e deve terminar na glória no final de uma vida gloriosa. Sendo assim toda a nossa vida como um templo, dignos de uma morada divina. Ser cristão está além dos laços sanguíneos. Mas está em praticar a palavra divina. E Maria foi uma bem aventurada em corpo, alma e espírito; historicamente, miticamente, e misticamente.

Autor: Victor da Silva Pinheiro
WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário