div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 15 de março de 2011

Mariologia – Aula 6

Mariologia – Aula 6

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital estado da Paraíba, Brasil.

Maria faz a peregrinação da fé. Ela é nossa irmã na fé. Por que demorou 30 anos para Jesus iniciar sua missão? Será que Jesus ao mesmo tempo em que se preparava, pregou um pouquinho para um seleto grupo antes de iniciar sua vida pública? Onde Jesus esteve nesses 30 anos? São várias as perguntas, porém, os apóstolos e os discípulos sabiam que Maria poderia ter algumas dessas respostas. Mas, a tradição católica apostólica romana que compilou a bíblia, os livros sagrados, diz que as comunidades que escreveram os evangelhos estavam preocupadas inicialmente em anunciar a ressurreição de Jesus Cristo e dizer o que ele fez por volta últimos 3 anos de sua vida, que foi a sua vida pública. Que provavelmente foram os anos mais gloriosos de Jesus. Mas a tradição apócrifa diz que ocultaram propositalmente a infância e juventude de Jesus na Bíblia, para passar uma imagem de um Jesus misterioso, oculto.
Alguém disse certa vez que Deus é como um pássaro tímido que pousa a uma certa distância de nós. E quando nos aproximamos dele, ele voa. Então, mesmo nós vendo Deus certo dia, passaremos a vida toda procurando Deus, que está dentro de nós, imortalizada na frase do filósofo grego Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás as leis que regem o universo e o homem!” Jesus conhecia bem essas leis, tanto que fez história, como pregador e como doutor do povo.
Maria tem uma experiência de estar impregnada do Espírito Santo. Na visita a Isabel, Maria traz as 3 alegrias: a alegria da salvação, a alegria do Cristo (ou messias), e a alegria do Espírito Santo. Maria é a expressão das grandes mulheres, das mulheres santas. Maria é como uma goiabeira, onde todo fruto que dar é bom. Lucas retrata que Maria é como a Arca da Aliança, mas ele não chega a escrever literalmente essa representação simbólica entre o novo e antigo testamento. Maria é crente por excelência. No episódio entre Maria e Isabel, é clara a manifestação do Espírito Santo, como já realcei aqui.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
www.twitter.com/victorgeo10
www.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário