div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sábado, 19 de março de 2011

A Filosofia do Anime Avatar: A Lenda de Aang



A Filosofia do Anime Avatar: A Lenda de Aang


Esse texto são anotações feitas por mim de uma palestra que assisti de uma filósofa. São palavras dela e meu conseqüente desenvolvimento sobre o tema abordado, depois de termos visto o filme "Avatar: A Lenda de Aang"


             O avatar protagonista do filme aos 12 anos chega à constatação que ele é o escolhido para salvar sua terra da guerra que está acontecendo entre os reinos do fogo, ar, água e terra. Com o fogo querendo se sobressair sobre as demais. Mas, ele não agüenta a pressão de ser avatar e cai na água, no mar, onde instintivamente libera-se dele uma força que o faz ficar preso dentro de iceberg por 100 anos. Depois ele é descoberto por integrantes do reino da água, e é libertado do iceberg. O destino do avatar é controlar as 4 forças: do fogo, do ar, da água e da terra; tanto dentro de si como exteriormente.
              Num dos episódios com um guro, ele tenta controlar os chacras. Primeiro é o chacra da terra, onde ele tem que enfrentar seu maior medo. Depois ele tenta controlar o chacra da água, onde ele não tem que se culpar e perdoar a si mesmo. Depois o chacra do fogo, da força de vontade, que fica no estômago, onde ele tem que superar o momento de maior vergonha na sua vida. Depois o chacra do amor, localizado no coração, que é bloqueado pelo pesar. Depois ele tenta controlar o chacra do som, localizado na garganta, onde há a luta entre a verdade e a mentira. É aonde ele tem o dever de se assumir que é avatar, que é o escolhido. O sexto chacra é o da luz, onde tem que lidar com o sentimento que é bloqueado pela ilusão. Esse se localiza no meio da testa. E por fim vem o chacra do pensamento, onde ele tem que lidar com a energia do cosmo puro, que é bloqueado pelas coisas terrenas. Nessa parte do episódio ele escolhe salvar a sua amada do que finalizar o processo de controle dos chacras e se tornar avatar a qualquer momento. Ele faz a mesma escolha que Neo fez no filme Matrix ao escolher salvar sua amada Trinity em primeiro lugar, e depois salvar a cidade de Zion. Ao Neo escolher Trinity naquele momento parecia que ele havia escolhido salvar sua amada do que a última cidade humana, Zion, porém, Neo já tinha em mente que salvaria a cidade depois, pois naquele momento, Trinity precisava de sua ajuda para viver. O homem-aranha (spider-man) fez a mesma escolha no primeiro filme, onde escolhe primeiro a parte mais fácil que era salvar sua amada e depois salvar um grupo de pessoas que o duende verde havia posto em perigo. No segundo filme de Hellboy, o exército dourado, a mulher que domina o fogo, aparentemente escolhe salvar o seu amado Hellboy do que salvar o mundo do próprio Hellboy, pois ele está destinado para destruir a Terra. Porém ela sabe que Hellboy é um demônio do bem e até isso estiver prestes a acontecer, sabe que Hellboy vai ficar do lado da humanidade. Isso também lembra na tradição hindu onde conta uma história em que um guerreiro está na porta do Nirvana e ele tem que fazer uma escolha: entrar no nirvana (que é o céu para os budistas) ou continuar na Terra e ajudar o gatinho que o havia lhe livrado de vários perigos na sua caminhada para o nirvana. E o guerreiro escolhe cuidar do gatinho, e o gatinho se revela o próprio nirvana.
               Entrar no estado de avatar é ter total controle das atitudes. E exemplos de avatares na humanidade, que na tradição hindu quer dizer encarnação da divindade, temos: Jesus Cristo, Krishna, Buda, Lao Tsé, Confúcio, Maomé, Moisés, Noé, Hermes Trismegisto, Orfeu, Zaratustra, Apolônio de Tiana, dentre outros. Esse anime pega coisas da tradição hindu, budista e chinesa e transforma em imagens. O avatar tem que harmonizar esses 4 elementos da personalidade: corpo físico, energético, emocional e mental, para poder harmonizar fora os 4 elementos da natureza que simboliza cada um desses corpos respectivamente: terra, água, ar e fogo. Somado a isso vem o amor e a luta ou a guerra que vem combater a heresia da separatividade e colocar as coisas em movimento. Amor e guerra (ou luta) fazem parte de um ciclo de movimento e evolução. O avatar tem que aceitar a responsabilidade para consigo e para o mundo. Resumindo, o estado de avatar é o homem na posse de si mesmo. O que é ser senhor dos 4 elementos? É ter consciência do centro e ter como aplicar essas forças dos 4 elementos. E para chegar a esse caminho ele tem que aprender com os mestres, e os verdadeiros mestres estão na natureza. Como no caso da menina do reino da terra que aprende as potencialidades da terra com um grupo de toupeiras. Finalizo dizendo que para unir os 4 elementos temos que usar o conceito de bem de Platão, onde Platão diz que o bem é tudo que une. O anime foi criado por Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko, no ano de 2005.


Autor: Victor da Silva Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário