div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Atos dos Apóstolos – Aula 8

Atos dos Apóstolos – Aula 8

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

A homilia de missas de formatura e outros eventos parecidos têm que ter um discurso querigmático onde esse discurso chama a fé, já que provavelmente o público que está ali, em sua maioria, pode não ser cristão. Já nas missas dominicais, que é freqüentado em sua maioria por cristãos que sempre vão as missas aos domingos, tem que ter um discurso catequético, que aprofunda a fé. Catequese é sempre posterior ao querigma, seguindo uma linha de estudo.
Em Jerusalém, os judeus cristãos, guiados pelos apóstolos, se sentem ainda judeus, tanto que iam aos templos e sinagogas, só que na hora dos sacrifícios de animais, os judeus cristãos já não realizavam mais, dizendo eles que o sacrifício maior já foi feito por Jesus, que foi o cordeiro imolado.
O grande questionamento do primeiro concílio extra-oficial acontecido em Atos dos Apóstolos é: “É preciso ser judeu para ser cristão?” E a resposta foi que sim e não. Em parte devem-se continuar algumas tradições dos judeus, e outras não, como a circuncisão, pois devemos pregar a circuncisão do coração, que é mais importante do que a circuncisão da carne.
O calendário da igreja é centrado em dois eventos cristãos: páscoa e o nascimento de Jesus Cristo. Pedro, nos Atos dos Apóstolos, se apresenta como uma liderança e ao mesmo tempo como um referencial para os cristãos. Toda a bíblia tem uma mensagem dentro de uma roupagem, tentando o autor passar uma mensagem que transforma o ser, sendo essa mensagem uma boa nova, um evangelho, que é um tipo de estilo literário. A bíblia é um baú do qual se tira coisas novas e velhas. Naquela passagem em que o deficiente com ajuda de alguns homens desce do telhado e entra na casa onde Jesus está para receber a cura, já que pela porta não dar para entrar por causa da multidão, essa passagem tem um significado teológico em que não devemos olhar a casa de Jesus só de longe, mas temos que entrar nela, descer e aprofundar nos estudos e na fé, na prática, sermos éticos para nos aproximas do Espírito Santo. A Igreja Católica Apostólica Romana em geral, nos aspectos fundamentais é unida, mas nos aspectos secundários, é dividida, tendo vários segmentos. Essa pluralidade na divisão nos aspectos secundários é boa, pois é na diversidade que encontramos a riqueza.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blospot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário