div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sacramentos – Aula 4

Sacramentos – Aula 4

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

A origem de todo sacramento pode ser direta, quando vem Jesus, ou indireta quando vem de Jesus por meio do Espírito Santo. Podem ser genérica ou específica; todo sacramento vem por meio de Jesus Cristo. Mesmo que Deus queira que a igreja seja ativa, ela só vai funcionar com nossa colaboração. Como já disse, Cristo é a cabeça e nós somos o corpo. Então existe uma aliança entre o divino e o humano. Nos sacramentos acontecem coisas semelhantes. Os sacramentos vieram dos apóstolos por meio do Espírito Santo, com Jesus Cristo como idealizador; por trás de cada ação dos apóstolos. Porém, tem 2 sacramentos ligados diretamente a Jesus: o batismo e a eucaristia.
A bíblia não pode ser lida ao pé da letra, pois tem um significado espiritual, e para isso temos que ter discernimento: discernir dentre. Sacramentos são as ritualizações das atividades de Jesus Cristo. Mas lembremos que não podemos fazer o rito de maneira mecânica, mas de maneira consciente, lembrando das atividades de Jesus.
Olhando os 7 sacramentos, temos duas maneiras de interpretá-los: humana ou eclesial. Resumindo, sacramentos é o meio de comunicação, que traz uma mensagem de Deus. Segundo a perspectiva humana, vemos os sacramentos da seguinte maneira: o batismo é o nascimento; o alimento é a eucaristia; o crescimento ou amadurecimento é a crisma; a penitência vem quando estamos desorientados, o matrimônio e a ordem são quando decidimos o que fazer na vida, e a unção é na hora da morte. Os sacramentos são sinais que nos acompanham do nascimento a morte.
O primeiro grande valor ligado ao batismo é saber que existe uma transcendência, uma dimensão que transcende a nossa, que nos faz nascer de novo. Parafraseando o filme Matrix, o batismo é em resumo sair da Matrix, nascer de novo. Dizendo que o mundo não é unidimensional, mas pelo menos bidimensional, tendo uma dimensão horizontal e outra vertical como uma cruz. Não basta estarmos de passagem na vida, mas temos que ser fiel à vida, e sendo fiel a vida, estamos sendo fiel a Deus. Até um ateu que é fiel a vida, está sendo fiel a Deus, mesmo que ele negue a existência desse ser. Está sendo inconscientemente fiel a Deus. Já a eucaristia é o ápice de toda vida cristã, é a comunhão, como Jesus disse: “Eu e o Pai somos um”. A tradição cristã como de outras religiões diz que existe um ser maléfico que se chama demônio ou diabo, mas Deus não fez o demônio, foi o demônio que se fez assim. Já a penitência está relacionada ao processo de conversão, para permanecermos na lei e às vezes a vida vai nos dar pancada para voltarmos à lei. Já o matrimônio e a ordem estão ligados ao serviço, como disse Jesus: “Eu vim ao mundo para servir e não para ser servido!” Já na unção diz que o mundo deve escolher o último, para dizer que Cristo cuida dos últimos. Os sacramentos são valores da igreja que nos faz criar uma identidade, assim se diferenciando do mundo. Se Jesus nos resgatou na cruz, para a igreja todos temos um valor, que não somos pacientes, mas agentes.
Os efeitos do sacramento são: aumentar a fé, edificar a igreja, dar a graça ou santificar os membros, e nos torna apto ao culto. Como Jesus salva o mundo? Oferecendo o seu corpo em obediência a Deus. Essa é a oferta que agrada a Deus. O verdadeiro culto é aquele que é preenchido por Deus, e Jesus fez de sua vida um culto, e devemos ser imitadores Dele. Como diz o padre Tomás de Kempis, que escreveu o filosófico livro: “Imitação de Cristo”.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário