div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Evangelhos Sinóticos – Aula 9 – Mateus

Evangelhos Sinóticos – Aula 9 – Mateus

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

Mais importante do que considerar o apóstolo Mateus o autor do evangelho que leva
seu nome, é considerar a palavra sagrada, dar valor ao conteúdo. A comunidade de Mateus que escreveu o evangelho era organizada e tinha convicção da autoridade de Pedro, e era uma comunidade apostólica. Só lembrando, depois da guerra judaica no ano de 70 d.C. os fariseus se reuniram numa assembléia e decidiram duas coisas: expulsar os cristãos das sinagogas, já que os cristãos foram omissos na guerra judaica, e fechar os livros sagrados do judaísmo. Fechar que eu digo é escolher uns livros e considerarem sagrados e não entrar mais nenhum livro nesse contexto.
O número 5 é referencial no evangelho de Mateus, que tem 5 discursos de Jesus, é
dividido em 5 partes, tirando a introdução e as considerações finais. Primeiramente vem a introdução com a infância de Jesus depois vem o primeiro livro que é a apresentação do Reino dos Céus, que começa com João Batista, que é o precursor. Toda a vida de Jesus foi para salvar a humanidade. Jesus ser batizado, sendo o divino que se fez homem, simboliza que todos nós devemos ser batizados. Jesus nos mostra que é possível viver sem pecado, por isso aconselho a leitura do livro “Imitação de Cristo” de Tomás Kempis. Tem ainda nessa parte a tentação no deserto que Jesus usa a espada, que simboliza a palavra de Deus. Depois da parte narrativa
vem a parte discursiva com o sermão da montanha. A montanha simboliza o santuário, a
consciência divina que ver as coisas do alto. O sermão da montanha é parenético, que vem de parenêse que quer dizer “moral concreta”. No segundo livro vem à pregação do Reino dos Céus, a parte narrativa são os dez milagres e depois vem o discurso aos apóstolos. No terceiro livro vem mistério do Reino do Céus, onde é finalizado com o discurso em parábolas. No quarto livro fala da Igreja, primícias do Reino dos Céus, encerrando com a parte eclesiológica. O quinto livro fala do advento próximo do Reino dos Céus, que é finalizado com um discurso escatológico. Depois vêm as considerações finais com relatos da paixão, morte e ressurreição
de Cristo.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário