div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Evangelhos Sinóticos – Aula 10 – Mateus

Evangelhos Sinóticos – Aula 10 – Mateus

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

Todo o Antigo Testamento encontra toda sua realização em Jesus Cristo. Todos os
outros profetas eram imagens do que veria ser Jesus Cristo. Assim como João Batista foi precursor de Jesus Cristo, nas nossas vidas, deve ter existido um João Batista que nos preparou para o cristianismo. Cada milagre de Jesus revelou a missão de Jesus Cristo. Jesus vai no Evangelho Segundo Mateus, desvendando os mistérios do Reino dos Céus através das parábolas. A primeira multiplicação dos pães nos fala da missão dos judeus, tanto que sobram doze cestos, que simboliza que a meta dele era atingir as doze tribos de Israel. Na segunda multiplicação dos pães, sobra sete cestos, e o sete é um número muito simbólico para os pagãos, então a meta dele também era para atingir os pagãos. Resumindo: A missão de Jesus foi para toda a humanidade, tanto para judeus como para pagãos. Quando a crise galilaica se inicia no Evangelho Segundo Mateus, que faz referência à igreja, primícias do Reino de Deus, onde também há uma perspectiva para uma nova comunidade, Jesus vendo que estava incomodando partiu para a Judéia onde posteriormente foi morto. Essa parte do livro de Mateus termina com um discurso eclesiológico. Jesus veio falar de relacionamento: o outro deve ser a alegria da gente, colocando a baixo a máxima do
filósofo Sartre que disse: “O inferno são os outros!” Essa parte eclesiológica fala sobre humildade, quando fala das crianças, para sermos como elas, e fala da solicitude, para cuidarmos delas. Depois fala da fraternidade. Deus nos dar a cada um, um dom, e depois, no final das contas, vamos prestar contas com Deus e ele vai nos questionar o que fizermos de bom com aquele dom que ele nos concebeu. Deus aposta na correção do homem; o problema é quando estamos com um problema com um irmão e visitamos todos os outros irmãos e não o irmão ímpio. Devemos nos conciliar e mostrar o caminho para a ovelha desgarrada, mas como diz Morfeu a Neo, no filme Matrix: “Eu só posso lhe mostrar a porta, mas é você que tem que abrir - lá.” Cada membro da comunidade merece uma atenção especial. O livro do advento próximo ao Reino dos Céus, do Evangelho Segundo Mateus, tem como significado alguém que
espera, mas também alguém que vai; que está destinado a ir. Imagine o corpo de Jesus sendo a Igreja e a cabeça é Jesus estando no Céu. No fim do mundo a cabeça e o corpo se encontrarão; a igreja estará indo para o Céu e Jesus estará vindo do Céu.
Na igreja cristã primitiva, como vemos no livro de Mateus, havia um rito de imposição das mãos nas crianças, da benção nas crianças. O discurso escatológico em Mateus, do capítulo 24 ao 25, está dividido em três partes: descrição, exortação e apresentação. A exortação é parenética, moral, prática, relativo à vigilância. Na bíblia Jesus diz que estará conosco até o fim do mundo, então quando se fala de
escatologia, evitaremos nos concentrar na condição de medo, e nos manteremos firmes na fé. A vida e a obra de Jesus é o fundamento da vida. Três dimensões são apresentadas no Evangelho Segundo Mateus: uma eclesiológica, como deve ser a igreja, missionária, e que deve ser direcionada aos pequeninos; outra dimensão cristológica, como Jesus sendo o messias esperado, até algo além disso, como na
passagem que Jesus entra em Jerusalém num jumentinho; na antiguidade era como os reis irem para a guerra a cavalo, mas em missão de paz os reis iam de jumentinho mesmo, e Jesus veio ao mundo em missão de paz, simbolizada na entrada dele em Jerusalém. Jesus é o legislador, profeta e sábio. Nesse evangelho fica claro o monoteísmo trinitário cristão; já havia esse esboço na comunidade de Mateus. Deus é um só que se revela em três pessoas. A terceira e última dimensão do Evangelho Segundo Mateus é a ética e fraternidade.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário