div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Evangelhos Sinóticos – Aula 11 – Lucas (introdução)

Evangelhos Sinóticos – Aula 11 – Lucas (introdução)

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

Resumindo as aulas até hoje, o evangelho primeiramente foi vivido, depois foi
anunciado (transmitido de forma oral) com o querigma e depois da catequese, e depois foi escrito. Depois vimos que o primeiro evangelho escrito foi o de Marcos, que era discípulo de Pedro. Em síntese, o Evangelho de Marcos diz quem é Jesus e diz quem são os discípulos. Depois estudamos o Evangelho Segundo Mateus, que era apóstolo de Cristo, e um judeu nato, mas hoje os estudiosos atribuem o evangelho ter sido escrito por sua comunidade e não pelo apóstolo Mateus. Esse evangelho é escrito estritamente aos judeu-cristãos. Então ele, o autor, vai construindo Jesus segundo uma versão da comunidade que ele viveu, fazendo várias referências ao Antigo Testamento. O Evangelho Segundo Mateus é dividido em cinco livros,
não contando à introdução que é parte da infância e o final que é a parte da paixão e morte de Jesus, porém que foi escrito no evangelho, mas não contam como livros a parte. Assim também os Salmos foram divididos em cinco livros, o Pentateuco (ou a Torá como chama os judeus) é constituído por cinco livros, e dizem que Moisés fez cinco grandes discursos. No Evangelho de Mateus declara que Jesus é o sábio, o profeta, e o legislador. Para começar lendo os evangelhos é aconselhável começar por Marcos, para quem já leu o Antigo Testamento é aconselhável por começar lendo Mateus. Mateus e Lucas leram Marcos para escrever seus Evangelhos, e o que está nesses evangelhos e não está em Marcos, veio da fonte “Q”. Para Marcos Jesus vai sendo revelado aos poucos. O Jesus de Marcos é o messias e também em Marcos diz quem são os discípulos. Agora vamos falar sobre o Evangelho Segundo Lucas. O autor tinha clara influência da cultura grega. Lucas segue o estilo dos historiadores gregos, como se ver no capítulo 1, versículo 1 ao 4. Lucas faz algumas referências aos Salmos, porém, Lucas se enfocou mais na sabedoria de Israel do que na Lei. A tradição atribui a Lucas o autor do evangelho. Lucas aparece na carta de Filêmon, versículo 24; e em 2 Timóteo capítulo 4, versículo 11. E em Colossenses capítulo 4, versículo 14. Daí vem uma teoria que diz que Lucas era discípulo de Paulo, onde em Colossenses diz que ele é médico. E como Lucas leu Marcos ele fala de maneira diferente na mesma passagem que fala sobre os médicos, em Marcos, capítulo 5, versículo 26, e Lucas capítulo 8, versículo 43. A teologia atual concorda com a
tradição antiga que foi realmente Lucas, o médico, discípulo de Paulo, que escreveu o evangelho. Diferentemente de Mateus, ao qual a teologia atual não considera o apóstolo Mateus o autor do evangelho que leva seu nome, mas que foi sua comunidade que o escreveu e lhe atribuiu o evangelho. Há quem diga que assim como apóstolo João, Lucas morreu velho. E outros dizem que Lucas morreu novo e como mártir. Como Lucas e Marcos era pessoas que tiveram uma participação secundária, diferente dos apóstolos que eram famosos e daí sua importância e a importância de suas comunidades que lhe atribuíram o evangelho. Segundo esse raciocínio Lucas e Marcos não tinham tamanha importância como os apóstolos João e Mateus tinham, então qual o interesse das comunidades de Lucas e Marcos, caso tenha sido elas escritas os evangelhos e não os discípulos, qual o interesse de lhe atribuírem como autor
dos respectivos evangelhos? Então a teologia atual concorda com a tradição antiga que Marcos e Lucas foram realmente os autores dos evangelhos que levam seus respectivos nomes. E seguindo esse raciocínio, 95% do que tem em Marcos, tem em Mateus e em Lucas, então deduzisse que Mateus e Lucas leram Marcos antes de escreverem seus evangelhos, e o que não está em Marcos veio de uma fonte “Q”. Mas se Mateus era apóstolo de Cristo e foi testemunha ocular, qual a necessidade de Mateus buscar fontes em Marcos e na fonte “Q”? Então deduzisse que foi a comunidade de Mateus e não Mateus que escreveu o evangelho. Lucas escreve o evangelho com um excelentíssimo grego. Lembremos que para iniciar um estudo de teologia, temos que ter uma fé humana, religiosa, teológica, cristã, e da igreja (eclesial). Esses são os passos para um estudo do curso de teologia: temos que acreditar na igreja, que acredita em Cristo, que acredita em Deus, que acredita na religião, que acredita no ser humano. O ateu, por exemplo, tem uma dessas fé: a fé no ser humano. O contexto histórico de Lucas é o mesmo de Mateus, mas os estudiosos acreditam que dificilmente Lucas viveu com Jesus, mas sim conviveu com os apóstolos. Já
outros dizem que Lucas é um dos 72 discípulos que Jesus ordena a evangelizar no mundo. O Evangelho de Lucas é dividido em quatro partes: Introdução e infância, missão na Galiléia, viagem para Jerusalém e morte e ressurreição. Na próxima aula nos aprofundaremos mais no Evangelho segundo Lucas.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário