div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Eclesiologia – Aula 10

Eclesiologia – Aula 10

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.


A igreja é necessária? Se Jesus Cristo é necessário, a igreja é necessária. Todas as igrejas salvam por meio de Cristo. Jesus foi à luz antes de nascer, depois que nasceu, durante a vida e a cruz, e para todo o sempre. Todas as palavras que Jesus disse é verdade, pois todas as profecias sobre a vinda de um messias foram explícitas pela vida e obra de Jesus. Os olhos abrem quando reconhecermos Jesus como o messias.
A comunhão horizontal está ligada estritamente ao serviço. O Espírito Santo é o amor do Pai para com o Filho agindo na humanidade. Aonde tem pessoas trabalhando pelo bem, seja lá qual for à religião, está agindo o Espírito Santo. O lema do exército brasileiro é: “braço forte, mão amiga!” E o cristianismo prega algo parecido: uma ideologia da igreja forte e a comunidade amiga e fraterna. Comunhão quer dizer um grupo de pessoas cada um vivendo com seu próprio ofício. É até algo além disso, se assemelha ao conceito de Platão sobre justiça, que é cada coisa no seu lugar; cada um fazendo aquilo de acordo com sua natureza; semelhante ao sistema de castas na Índia Clássica e não da Índia atual onde um que nasce numa casta, morre nela e não vive numa casta segundo sua natureza. O Espírito Santo é o fogo e se aproximado do ferro, que é simbolizado pelo homem, o que acontece? O ferro se aquece e aquece o coração do homem. Ai está o segredo do aço tão buscado em certas épocas da antiguidade: agir o Espírito Santo no ferro, o calor divino agindo no eu humano e fazendo com que o homem não viva mais na empolgação, pois empolgação tem momentos de altos e baixos na personalidade do homem, mas é viver com entusiasmo, que etimologicamente quer dizer: “estar cheio de Deus”. Um viver sempre presente e altruísta. A comunhão vertical é o próprio agir do Espírito Santo na fraternidade. Formando uma corrente de mestres e discípulos, levando a humanidade para o alto. Ajudando a humanidade a sair da caverna da ignorância, do submundo dos pecados, e indo em direção a luz do sol, que a todos ilumina, o justo e o injusto. O sol simboliza a verdade, Jesus Cristo, que disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai senão por mim!” Estou fazendo uma clara alusão ao mito ou alegoria da caverna de Platão, que está escrito no capítulo VII do livro “A República” de Platão. Existem duas maneiras de sair da caverna da ignorância: uma maneira é a da sócio-política, que é um caminho mais longo e mais adaptável, é escolhido pela maioria da humanidade que escolhe trilhar o caminho da sabedoria, começando pelos idealistas, depois filósofos, depois pequenos mestres, depois vem as iniciações até chegar a iluminação, o que os budista chamam de nirvana e o cristianismo chama de Reino dos Céus. O outro caminho é mais rápido e reto, e exige mais força de vontade, é o caminho da flecha. Só uns poucos escolhidos conseguem percorrer esse caminho. O caminho da sócio-política se vive mais experiências, e a diferença é que muitas vezes temos que passar pela mesma experiência de novo, a experiência se apresenta com outros moldes, mas em essência é a mesma, e vem no nosso caminho até a gente aprender com ela, aquela especifica experiência. Já os poucos escolhidos do caminho da flecha, basta viver uma vez aquela específica experiência, ou até uma segunda vez, e pronto, já aprendeu e não perde mais tempo com experiências daquele tipo e evolui mais rápido, pois já sabe lidar com aquela específica experiência.
A igreja, por natureza, é comunhão. Por isso nós todos somos espírito, alma e corpo. O que quer dizer quando diz que Jesus está sentado a direita de Deus Pai? Quer dizer que lhe foi concebido os mesmos poderes de Deus Pai. E o Filho, por meio do Espírito Santo, do calor, do fogo divino, vai agindo na humanidade. Jesus é a mente pura em ação. Que agi por meio do Espírito Santo, vindo à força diretamente do Deus Pai, por meio do Filho. Está ai a constituição da santíssima trindade do cristianismo: Pai, Filho e Espírito Santo. O Espírito Santo me leva a comunhão com o Filho e esse fará a comunhão com o Pai. Repito: os caminhos para a cristandade é ter fé, estudar filosofia grega e teologia judaico-cristã, e servir de algum modo a comunidade; como diz São Tiago: “Fé sem obras é a morte!” Então, com relação à parte intelectual, da investigação, vemos o porquê agora que no seminário para se tornar sacerdote católico se estuda filosofia e teologia. A igreja é a comunhão com a vida divina, com um crescimento vertical. A conseqüência dessa comunhão com a vida divina é viver na luz e não nas trevas. E viver nas trevas é não reconhecer o irmão como o próximo.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário