div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sábado, 23 de outubro de 2010

Evangelhos Sinóticos – Aula 2

Evangelhos Sinóticos – Aula 2

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.

O verbo evangelizar significava que quando o rei tinha uma grande vitória, ou que
nascia o filho do rei, ele mandava anunciar em todo o reino essa notícia. Quando chamaram os evangelhos desse nome significa que era uma notícia extraordinária que deveria ser noticiada a todo o mundo. Para entender o novo testamento é ideal ler todo o antigo testamento. Por isso no culto dominical do catolicismo romano sempre se ler pelo menos uma vez uma passagem do antigo testamento. Jesus vai falar na língua e para o contexto histórico local daquele povo. A língua era o aramaico que era uma língua derivada do hebraico. Jesus nasceu num contexto cultural totalmente específico. Primeiro a história acontece, depois é contada e transmitida de forma oral, e só depois é escrita. Jesus é o evangelho e a mensagem de Jesus também é o evangelho. A Palestina ganhou esse nome no século II a.C. que é a forma grega da
palavra filisteia, uma palavra hebraica. A Palestina é dividida de alto abaixo de uma cadeia de montanhas. Na bíblia encontram-se umas passagens em que o mar é colocado como um lugar temeroso. É aonde está o medo, está o mistério. Talvez aquele grande surfista ou velejador antes tivesse medo do mar. Jesus ao andar sobre o mar, acima das águas, mostra para os judeus que devemos superar nossos medos.
No lado leste é mais árido, ao norte tinha as terras cultiváveis, no lado do Jordão.
Decápole era uma das dez cidades que se uniram sob a tutela do império romano, pois temiam o povo de Israel. Temos a região da Galiléia, Samaria e Judéia. A Samaria já foi à região da capital do reino de Israel. A Galiléia é a região onde se mais fala nos evangelhos sinóticos. A Judéia em termos geológicos era uma região muito acidentada, fazendo que dificultasse a invasão dos inimigos a Jerusalém. O chão de Jesus já foi uma grande nação no tempo do rei Davi e Salomão, mas depois foi dividido em reino do norte e do sul. Essas duas regiões viviam uma grande rivalidade. No tempo de Jesus já havia caído os dois reinos que estavam sob
domínio do império romano. Mas já haviam sido dominados pelos Sírios, Babilônicos, Persas e gregos. No tempo de Jesus existia dois grande reinos: o da Samaria e Judéia, dominada por Pôncio Pilatos, e a região da Galiléia, de Herodes Antipas, que não era o Herodes O grande que mandou matar as criancinhas no tempo do nascimento de Jesus. Na família o grande papel era do pai. Por exemplo, era o pai o responsável para contar para os filhos toda a história de Israel na época da páscoa.
Os sauduceus eram judeus muito ricos, do alto clero e que eram a favor do império
romano e liam os livros sagrados de modo literal, levavam ao pé da letra. Os fariseus eram judeus de classe média que diferente do sauduceus, os fariseus liam os livros sagrados de modo mais metafísico. Os sauduceus não acreditavam em anjos, em vida eterna, mas os fariseus sim. Porém os fariseus eram muito orgulhosos e se consideravam melhores do que os outros e jogava isso na cara. Como também oprimiam todos aqueles que não cumpriam os mandamentos. Fariseus quer dizer: separados. Os zelotas eram judeus indignados com o império romano, e acreditasse que os dois apóstolos Judas era zelotes, assim como Pedro tinha uma influência dos zelotes. Os essênios não são citados na bíblia, mas eram judeus que viviam no deserto, praticavam penitências, e procuravam ter uma vida imaculada. Acredita-se que João Batista teve influência dos essênios.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
www.twitter.com/victorgeo10
www.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário