div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Eclesiologia – Aula 8

Eclesiologia – Aula 8

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.

A igreja é a unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Depois da criação a igreja esta presente na história de Israel. Deus quer que todos se salvem, por isso a igreja do Pai que foi revelado por Jesus Cristo. Jesus que faz uma nova aliança daquilo que foi feito no monte Sinai. Apesar de a salvação ser pessoal, ninguém se salva sozinho, por isso existe a corrente de mestres e discípulos. Como diz um ditado chinês, um bambu sozinho é fácil de ser quebrado, mas vários juntos são difíceis de serem quebrados. A união faz a força. O chamado dos doze apóstolos veio da vontade do Pai. E como Jesus disse: “Não vos fostes que me escolheste, mas
eu vos escolhi”. Deus não escolhe os capacitados, mas capacitam os escolhidos. E o escolhido é aquele que se escolhe para trilhar o caminho pedregoso da sabedoria.
Quando Jesus nasceu, nasceu a luz das nações. Simbolizado pela estrela de Belém.
Vista pelos três reis magos. O verdadeiro templo é Jesus Cristo. Por que Jesus escolheu os doze apóstolos? Para estar com ele e depois fazer o que ele fez, ser imitadores de Cristo. A igreja é uma comunidade escatológica. O doze é o quatro multiplicado pelo três. A trindade é a unidade, e o quatro é a pluralidade. Já que o três é o desdobramento do um, e as três pessoas da santíssima trindade representam um só ser, portanto, a unidade. O povo de Israel é uma antecipação do que Deus quer para todos. E isso se reafirma com a vinda de Cristo e os doze
apóstolos simbolizam que só uma parte desse povo de Israel compreende isso.
A estrela de Belém que surge quando Jesus nasce, simboliza que Jesus não é só uma
luz para os judeus, mas para todo o mundo. Deus dar a cada um as condições para se salvar, basta acordarmos para a sabedoria e nos libertar das correntes da ignorância. O ponto forte da vida de Cristo é a última ceia. Jesus queria que os doze apóstolos na última ceia desse continuidade ao que Jesus fez.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário