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quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Evangelhos Sinóticos – Aula 8 – Mateus

Evangelhos Sinóticos – Aula 8 – Mateus

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.

O evangelho segundo Mateus tem a linguagem dos judeus, e é destinado,
principalmente, aos judeus. Primeiramente o evangelho foi transmitido de forma oral, depois foi escrito. Muitos estudiosos acreditam achar difícil que foi o apóstolo Mateus a ter escrito o evangelho. Mas foi um discípulo da comunidade de Mateus. O que não deixa de dar créditos a Mateus, já que foi inicialmente transmitido de forma oral. Quando o evangelho foi escrito, provavelmente, a comunidade de Mateus estava fora do alcance de Jerusalém, devido à diáspora. Os judeus fariseus expulsaram os judeu-cristãos das sinagogas. Acredita-se que
Mateus se influencia muito da Tanak, que é a bíblia hebraica: o livro da Torah, que os judeus creditam a Moisés ter escrito, inclusive quando Moisés morre, seu discípulo mais próximo termina-o de escrever, que é Josué; A Torah é os cinco primeiros livros da bíblia, o Pentateuco. Depois vem a Nebiim, que é os livros dos profetas, e depois vem a Ketubim, que é o escritos sapienciais, da sabedoria, como o salmos e provérbios. E assim fecha o a bíblia hebraica que foi
assim definida numa Assembléia de Jâmnia, anos depois da guerra judaica e inicio da diáspora. O evangelho segundo Mateus é o reflexo da Tanak. Por exemplo, a Torah, tem cinco livros, o livro dos salmos é dividido em cinco partes: Salmo 1 à 40(41 na bíblia hebraica), de 41(42 na bíblia hebraica) à 71(72 na bíblia hebraica), de 72(73 na bíblia hebraica) à 88(89 na bíblia hebraica), 89(90 na bíblia hebraica) à 105(106 na bíblia hebraica), 106(107 na bíblia hebraica) à 150. E o que marca o fim de cada parte dos salmos é a doxologia, sua palavra mais elevada. Só por curiosidade, o texto mais antigo da bíblia está no êxodo, capítulo 15, que é um cântico. Em Levítico, capítulo 26, versículo 34; Números, capítulo 36, versículo 13; Deuteronômio, capítulo 1, versículo 1; essas passagem fazem clara referência a Moisés ao qual os judeus creditam ter sido ele, Moisés, que escreveu a Torah, o Pentateuco. Do mesmo modo age Mateus com relação a Jesus, lhe fazendo referência de modo semelhante na Torah com relação a Moisés no capítulo 7, versículo 25; capítulo 11, versículo 1; capítulo 13, versículo 53; capítulo 19, versículo 1; capítulo 26, versículo 1. Mateus dividiu seu evangelho em cinco livros, enfocando principalmente os discursos de Jesus que são cinco no evangelho. O evangelho vai ser uma nova lei, uma nova profecia e uma nova sabedoria. Existe uma espécie de numerologia judaica que está na cabala, à doutrina esotérica do judaísmo, que se é visto em Mateus. Por exemplo, a genealogia de Jesus é dividida em três partes. São três as tentações que Cristo tem. Pedro nega Jesus três vezes. Há três aparições de anjos; sete são os pedidos na reza do Pai Nosso. Tem sete parábolas. O perdão é setenta vezes sete vezes, significando que deve ser quantas vezes for possível. Doze são os apóstolos assim como doze são as tribos que Moisés escolheu no deserto. São quartoze gerações, e os nomes também carregam uma numerologia, e no hebraico o quartoze se refere a Davi, e Jesus seria o novo Davi, e Davi está na genealogia de Jesus. Capítulo um a dois é uma introdução em Mateus, mas o primeiro livro vai do capítulo três ao sete e é considerado a promulgação do reino, que vai ter uma parte narrativa e discursiva. A narrativa são as primeiras manifestações publicas de Jesus. A discursiva é o sermão da montanha. O segundo livro vai do capítulo oito ao dez e é a pregação do reino. Tem uma parte narrativa que são os dez milagres e uma parte discursiva, que é o discurso missionário. Jesus é o novo legislador, o novo profeta, e o novo sábio. É essa a mensagem que Mateus quer passar. O terceiro livro vai do capítulo onze ao treze. Que é o mistério do reino. A parte narrativa é oposição que Jesus encontra, e a discursiva são as parábolas. O quarto livro é
o livro da igreja que vai do capítulo quatorze ao dezoito, A igreja, primícias do reino. A parte narrativa é a formação dos discípulos e a parte discursiva é comunitária ou eclesiológica. O quinto e último livro vai do capítulo dezenove ao vinte e cinco. É o advento do reino. A parte narrativa são as oposições e a parte discursiva vai ser escatológica. Do capítulo 26 ao 28 são as considerações finais ou conclusão. Nem sempre quer dizer que a ordem que aparece na bíblia quer dizer a ordem em que os livros foram escritos. Por exemplo, o livro do Êxodo foi escrito antes do Gênesis. Primeiro se reconhece o Deus libertador e depois chegamos à compreensão que ele foi nosso criador. Para finalizar, Moisés que na infância e juventude foi criado estudando a filosofia do antigo Egito, utilizou muito dela na Torah ou Pentateuco. E doze são as citações de Mateus falando que se cumpriram as profecias.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

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