div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sábado, 27 de novembro de 2010

O que os sonhos podem nos ensinar?


O que os sonhos podem nos ensinar?


Esse texto são anotações minhas feitas durante uma palestra que assisti de um filósofo. São palavras dele e meu conseqüente desenvolvimento sobre o tema abordado.


O valor do sonho é inquestionável, que tem um impacto na nossa realidade, tem. Os índios dizem que os sonhos além de ter contato com a divindade, preconizavam o futuro. Os sonhos também podem ser desejos ocultos que está no nosso inconsciente. Trabalha-se com símbolos para os sonhos que nos querem dizer algo. O sonho premonitório simula para depois vivermos a realidade; e para algumas tradições o sonho é uma viagem que nossa alma faz. O sonho também é um contato com nosso inconsciente.
Os esquimós utilizavam os sonhos como forma de maior compreensão da realidade. Utilizavam os sonhos para saber onde estava a presa na hora da caça. Mas não era qualquer tipo de sonho que falava onde estava a presa. Primeiro tinha que ter uma vida de retidão, de purificação, para ter acesso a sonhos premonitórios. Carl Jung fala que um paciente seu tinha sonhos repetitivos de sua noiva o traindo. Só que o paciente dizia que confiava plenamente na noiva. Até que chegou a um ponto que Carl Jung foi investigar a história mais afundo e descobriu que a noiva realmente o traia. O sonho que o paciente tinha era um sonho direto, não precisa de chaves de interpretação. Mostrava a realidade na forma mais crua possível. Já um certo rei da idade média que ia atacar o outro reino teve um sonho de uma senhora santa falando a ele que um reino seria destruído. No outro dia o rei com seu exército foram atacar o reino inimigo e acabou que o reino desse rei que sonhou isso foi destruído. O rei não soube interpretar o sonho que teve e levou ao pé da letra e conforme sua deturpada visão egocêntrica acabou derrotado. Como hoje temos uma enxurrada de informações, e pouca formação, é aconselhável ao começarmos a estudar esse assunto iniciando com as obras clássicas e ver o simbolismo dos sonhos. E temos que buscar especialistas no assunto e não qualquer um que pode acabar visualizando os sonhos a partir de preconceitos da própria pessoa. Esse especialista no assunto não precisa ser um diplomado para lhe dar conselhos sobre os sonhos, um xamã mongol pode muito bem ser esse especialista no assunto. Sempre teremos várias pessoas falando sobre diversos assuntos, sabedoria é achar a pessoa certa.
Um sonho é uma visão diferente de que temos que analisar de modo diferente. Uma das definições de sonhos é que são imagens caóticas fruto do metabolismo da pessoa. Outra definição de sonhos é que se trata do desejo reprimido da pessoa, muito utilizado por Freud. Teve uma paciente que sonhou viajando com a sogra, e disse para Freud esse sonho. E ele disse que ela teve esse sonho para provar a ele que a definição dele sobre sonhos estava errada. A neurologia diz que o sonho tem mesmo haver com os desejos. Uma certa paciente uma vez disse que sonhou com um cara de com um certo tipo de calça e uma metralhadora apontada para ela. Quando ela contou esse sonhou, várias pessoas disseram várias coisas, quando finalmente ela contou a versão dela do que achava do sonho: ela disse que no outro dia tinha uma entrevista com um cara que o nome dele em inglês era idêntico ao nome desse tipo de calça, e que ela estava com medo de ser entrevistada por ele. Outra definição de sonho é que é um realce da realidade. A consciência usa símbolos para interpretar esses sonhos. O sonho às vezes disfarça a realidade. Mostra quem você é mais de maneira atenuada. É um contanto com nosso inconsciente. Teve um paciente, acho que de Carl Jung, que sonhou que a fazenda estava sendo queimada e sua avó estava indo acordá-lo para apagar o fogo e ele ia, até que chegou o momento que ele acordou e sua fazenda estava sendo realmente queimada e ele foi apagar o fogo. Esse sonho trabalhou com três elementos: a avó que já havia morrido, trabalhou com o passado; a fazendo pegando fogo, trabalhou com o presente; e ele indo ir apagar o fogo, trabalhou com o futuro. Tudo isso aconteceu no mesmo sonho: passado, presente e futuro.
Um certo químico que não estava conseguindo fechar a estrutura de um certo elemento da química, sonhou com uma cobra mordendo o próprio rabo, e no outro dia ele acordou e descobriu que a estrutura que faltava era circular. Outra vez fizeram uma experiência com 100 pessoas e colocaram num labirinto. Só que pouco antes colocaram metade dessas pessoas para dormir. O tempo das duas metades para encontrar a saída foi relativamente próximos, só que uma pequena parte das pessoas que dormiram sonharam com um labirinto, e esses que sonharam foram os primeiros a achar a saída. O sonho foi para eles aprenderem algo da vida, pois a vida é um labirinto. Carl Jung ainda fala do inconsciente coletivo, e que uma pessoa pode sonhar com um símbolo que nunca viu, mas que ele teve acesso desse inconsciente coletivo. Um certo general dos Estados Unidos tinha a seguinte tática de guerra: atacar as aldeias indígenas quando os índios iam para a guerra deixando suas famílias achando que o inimigo estaria em tal lugar em tal hora. Mais ou menos como os espanhóis agiram aqui no processo de colonização das Américas. Só que o chefe dessa aldeia indígena sonhou uma chuva branca caindo na sua aldeia. Então ele interpretou o sonho que os inimigos iriam atacar a aldeia quando eles fossem para a guerra. Então ele e os outros índios fingiram que estavam saindo para a guerra em outro lugar e se esconderam nas redondezas de sua aldeia. Então o general e os soldados dos Estados Unidos foram atacar essa aldeia achando que os homens dessa aldeia estariam em outro lugar esperando para lutar, e foram pegos de surpresa pelos homens dessa aldeia que estavam em maior número e venceram a batalha contra os brancos.
Assim como o modelo da árvore do pinheiro, está na semente do pinheiro, o modelo de homem e mulher ideal, está em todos nós, basta só nós desenvolvermos nossas potencialidades latentes e aprender e crescer com nossas experiências de vida. A vida está ai para nos ensinar. Se enxergarmos as coisas de modo mais amplo, agimos com mais temperança. E os sonhos podem nos ajudar nessa busca. Um homem pode apenas observar um aspecto da vida, como o trabalho, e trabalha muito, e acaba se esquecendo de si mesmo e da família, por exemplo. Devemos ver as coisas como um todo e agir localmente. O sentido de crescimento de nossa psique é interagir mais experiências e saber lidarmos com elas, gerando o indivíduo, que etimologicamente quer dizer: indivisível. Quando encontramos nosso ser. O problema da fragmentação da vida é que traz infelicidade para o homem. Se sonharmos com animais correndo atrás de nós pode significar que não estão controlando o nosso eu animal, nossos instintos. Se sonharmos com animais mansos nos acariciando, pode significar que estamos controlando bem nossos instintos, nosso eu animal. Se sonharmos com uma casa, pode ter várias chaves simbólicas, desde a mais simples, como nossa casa, até nossa família e até nosso corpo, que é a casa que nós habitamos temporariamente: nosso corpo. Se imaginarmos qual o sentido pedagógico da vida, algo dentro de nós compreende algum aspecto de nossas vidas. Quando sonhamos voando pode significar que não estamos com os pés no chão, que não estamos sabendo planificar nossas metas. Sonhar com a morte pode significar a passagem de algo na sua vida, que uma transformação está por vim, como também sonhar atravessando o rio pode também significar isso.
O mito de Baco (que é chamado de Dionísio na mitologia grega) diz que tem um espelho que nos mostra a realidade como ela é: crua. São nossas fantasias que deturpam essa imagem e criam os complexos de superioridade ou inferioridade. Não só os sonhos, mas quando algo acontece de forma repetitiva em nossas vidas, de forma circular, é por que temos que aprender algo com aquilo para aquilo deixar de se repetir e passarmos para a próxima etapa de nossas vidas. Continuar evoluindo.
Existem ainda os sonhos marcantes. O importante é contextualizar os símbolos, o que significa para a gente. Um mesmo sonho pode ter um significado para uma pessoa e outro significado para outra pessoa. Se eu me comprometo com a vida eu aprendo, basta saber ler a vida, os sonhos e a realidade. Com isso posso ganhar tempo e anteciparmos o nosso futuro.

Autor: Victor da Silva Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário