div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Filosofia e a arte de viver


Filosofia e a arte de viver


Esse texto são anotações minhas feitas durante uma palestra que assisti de um filósofo. São palavras dele e meu conseqüente desenvolvimento sobre o tema abordado.


Os gregos consideravam a vida uma caminhada, uma longa estrada. Qual o nosso destino? Sabemos que haverá obstáculos, mas cada obstáculo nos coloca diante uma decisão. Algumas pessoas já passaram por isso, e pode compartilhar conosco, são os mestres e sábios que nos guiarão e nos mostrarão o nosso destino. O papel do filósofo: amante da sabedoria. Não é apenas estudar filosofia; quando amamos o coração vibra. Durante a vida, nos faz vive-lá com profundamente. Hoje há muitas técnicas, profissões, mas quem nos ensinou a vida com sabedoria? Sabedoria é unificação, síntese do conhecimento. Platão diz que temos muitos eus dos quais temos que unificar-los; esse é o destino do homem: a unidade, o que é indivisível, o que pendura. Mas o que é que pendura, nosso corpo físico ou algo mais profundo? Para os gregos tinham os deuses como exemplos de vida, como o Deus Apolo, sem pólo – significa o que une, representa a unidade, a beleza, e a harmonia. O homem é como o artista e nossa personalidade é o instrumento. E harmonizando conosco mesmo podemos nos harmonizar com as pessoas. Afinal, não vivemos sozinhos, é parte da nossa natureza viver em sociedade. Necessitamos aprender e nos relacionar, vencer as barreiras que separam os homens. Já não importa as nossas diferenças, e sim a música que nos une. Apolo também é o Deus da luz, que ilumina tudo. Do sol interior.
O homem tem que se purificar para a luz (Apolo) para que possa refletir. Apolo representa o que há de mais puro, elevado em nós. Isso é arte de viver, por donde caminhamos. A tríade dos gregos antigos era essa: Nous (Eu espiritual), Pisquê (Eu humano) e Soma (Eu animal). Na tradição oriental falasse em 7 planos.
Plano físico: 1. Lei da ciclicidade (estações, vida, vencer e morte). 2. Renovação (renovar nosso sonhos, a Afrodite de ouro) Fazer pendurar o que as coisas vão além do tempo. Os gregos não buscavam a eternidade nas pedras, buscavam a eternidade no sentido da estética, da beleza. Platão e Sócrates não estão mais entre nós, mas seus ensinamentos estão. São eternos. Plano Energético: Saber atuar sem perder a finalidade, ter claro qual o nosso destino que nos propusemos, mas não cair na rotina, nem na preguiça. Cada obstáculo é uma oportunidade para trazer, pois o obstáculo nos purifica. Não se acomodar em uma vida quieta, cinza e superficial. Deus Kairos: Deus da oportunidade, ele era careca e tinha um topete, e passava de tempos tem tempos nos lugares ninguém sabia o dia e à hora, por isso sempre tinham que está preparado para agarrar a oportunidade de frente, pelo topete. Saber agir, atuar quando preciso, se deixamos passar uma oportunidade, não poderemos pegar-lá mais, pois já passou, como um vendaval. Plano Emocional: Saber querer, saber eleger. Saber amar. O que desejamos é correto? Nos faz bem? Saber como vamos reagir diante de um obstáculo saber o que estudar. Se gostarmos do que nos faz mal, a vida será uma tortura. 2. Não lamentar os que nos acontece. Filosofia estóica: serenidade interior, saber reagir diante das circunstâncias. Se plantamos abacate, colheremos abacate. Plano Mental: 1. Querer saber: temos que querer saber o que temos que saber para que? Para viver melhor, para ser feliz. Sabedoria é um reconhecimento completo, que possibilita harmonizar todas as cordas, não só a parte material, mas imaterial. 
Assim como aprendermos matemática, aprendermos a calcular e por fim construir uma ponte. Os gregos tinham como referencial os heróis, um modelo ponto de referência, entre nós e a divindade. O problema na nossa época é que não temos modelos e o que se seguem são virtuosos? O herói é aquele que se sacrifica pela humanidade, sente-se chamado pela vida a um grande destino: ajudar os semelhantes. O modelo é o cantor da moda? O modo de falar? De vestir? Isso são ídolos e não modelos, e etimologicamente ídolo quer dizer: aquele que puxa para baixo. No fundo de todos nós há um herói, mas precisamos vencer nossos medos e dúvidas. A arte de viver é a arte de afinar as cordas da personalidade.

Autor: Victor da Silva Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário