div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Eclesiologia – Aula 12

Eclesiologia – Aula 12

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil


A igreja é uma comunidade de comunhão, logo é um sacramento de comunhão. A igreja que vemos é a igreja militante. Jesus Cristo é aquele que defendia o Pai, e o Espírito Santo defendia Jesus Cristo; essa defesa na história se chama tradição cristã. Na antiguidade era comum a tradição oral ser superior a escrita, se confiava mais nas histórias passadas de pai para filho, de geração a geração, do que escrever e/ou ler um livro. A escrita surgiu com a decadência da tradição oral. Como naquela época ainda a tradição oral era superior a escrita, mesmo a escrita já em andamento, os sábios daquela época não se preocupavam muito em escrever seus ensinamentos; isso ficava a cargo dos discípulos. Há rumores que Jesus teve um diário, teve o seu próprio evangelho. Esses rumores são comparáveis as histórias da tradição apócrifa do cristianismo que diz que Jesus era um pisciano nato, um sábio que falava por meio de parábolas e realizava milagres, nascido no dia 1 de março. E que dizem, que na verdade disse na cruz: “Pai, por que me glorificastes?” e segundo essa tradição, não disse o que está escrito na bíblia: “Pai, por que me abandonastes?” Dizem que alteraram essa parte para passar a imagem de um Jesus coitadinho, pois é mais fácil se aproximar do Jesus humano do que o Jesus divino. Ainda dizia essa corrente de pensamento, que só deixaram um momento de fúria de Jesus na bíblia, para reafirmar essa imagem de Jesus coitadinho, para o povo se espelhar e se tornar facilmente controlável pelo governo regente da época. Mas voltando...
A igreja se sustenta em três tripés: a escritura sagrada, a comunidade e as obras. Sendo as obras o dever da comunidade, então sendo o desdobramento desta. A interpretação da bíblia é a interpretação comunitária. Um papa ou bispo é um embaixador da igreja, diz o que a igreja acredita baseado nas escrituras e praticantes da obra: a comunidade. Teoria e prática caminhando de mãos dadas. É a ação do Espírito Santo no mundo, mesmo sendo esse mundo nosso, atual, muito semelhante em questões morais, ao mundo na época de Noé, que segundo Jesus, é nesse contexto histórico que ele virá pela segunda vez ao mundo.
A ação do Espírito Santo na comunidade se chama tradição cristã. Um dogma é uma verdade contestada que precisou de uma afirmação solene. A tradição escreve a escritura, e a escritura julga a tradição. Toda a verdade está na real tradição cristã, desde os tempos, principalmente dos tempos do cristianismo primitivo. O antigo testamento foi um modelo para o novo testamento. Lembremos da simbologia presente no antigo testamento em que o primeiro homem que está na frente carregando o cacho de uvas simboliza o antigo testamento que vai abrindo caminho para o homem que vem de trás, que simboliza o novo testamento. Sendo Jesus o cacho de uvas.
A continuação das obras dos apóstolos se chama sucessão apostólica. Tudo que o Espírito Santo faz é santo. Todo movimento que vou chamar aqui de movimento éter da comunidade é a ação do Espírito Santo.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
www.twitter.com/victorgeo10
www.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário