div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Eclesiologia – Aula 13

Eclesiologia – Aula 13

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia, do Bairro da Torre, estado da Paraíba, Brasil.

A Igreja não é uma comunidade democrática, existe toda uma hierarquia a ser respeitada. A igreja é santa por que quem habita é o santo, pois todos comungamos com os santos, que é o espírito santo. Mas como nós o recebemos? Através dos sacramentos e das obras. A igreja é santa por que comunga com o espírito santo por meio de elementos santos. O sol sempre estará lá, banhando a todos, porém depende de você quem fecha a janela, mesma coisa com a purificação santa, depende de nós, como diz na Comunidade Doce Mãe de Deus: “A cruz é para nós como o sol!” A diferença entre o espírito e alma, é que a alma estará na planície e o espírito na montanha. A alma está mais ligada aos sentidos, ao corpo, e faz a ponte entre o espírito e o corpo. Porém, como diz Platão, a alma é eterna.
Com a oração você pode chegar a entender que Deus existe, mas não conhecer o Deus pessoal, que só conhecermos com as atitudes santas. Então para entender a idéia de Deus, temos que orar, que já é uma batalha, e ter atitudes santas, como diz Khalil Gibran, no seu livro clássico, “O Profeta”: “Minha religião são meus atos e minhas atitudes!” O espírito é o ponto mais elevado da alma, e o espírito na maioria da humanidade está adormecido. Como no filme “Matrix”, fazendo uma analogia, em que Morfeu, que é o mestre e representa a consciência, o eu espiritual, diz para Neo, que é o discípulo: “Você pode ter passado os últimos anos me procurando, mas eu passei a vida toda procurando você!” A consciência passa a vida toda procurando a gente escrevendo certo por linhas tortas nas vidas dos homens comuns, e escrevendo certo por linhas certas nas vidas dos sábios. A questão somos nós tender para a consciência enquanto antes. Tudo tem o seu tempo. Porém, temos que acordar o quanto antes para a vida e deixar de sermos levados pelo vento.
Pelo fato da comunidade está recebendo o espírito santo, a comunidade nesse momento vive uma comunhão. A palavra cristo vem da língua grega, messias vem da língua hebraica, e ungido da língua portuguesa, mas todas essas palavras querem dizer a mesma coisa: que Jesus era divino por natureza, em corpo, alma e espírito. Somos cristãos por está unidos em torno de um ideal cristão. Pelo fato de sermos animais racionais, falando em termos biológicos, temos que usar a racionalidade para não deixar a animalidade se sobressair sobre nós. Seja você mesmo, haja conforme as leis divinas que conhecerás a si e ao próximo. Como disse Sócrates: “Conhece a ti mesmo e conhecerás as leis que regem o universo e o homem!”. Deus te deu as pernas para tu caminhar por conta própria, buscar a Deus por conta própria, por livre arbítrio; Deus te deu as pernas, mas quem caminha é você. O pastor o que pode fazer em sacrifício para salvar a ovelha desgarrada é quebrar as pernas da ovelha, trazer nas costas de volta ao rebanho, e depois da recuperação e boa saúde das pernas da ovelha, ela vai ter que fazer uma escolha em permanecer no caminho certo ou no errado. A diferença agora é que ela viveu uma experiência espiritual em comunidade. Só para finalizar esse parágrafo, concluo dizendo: o corpo de Cristo é a cabeça com a igreja.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário