div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Eclesiologia – Aula 14

Eclesiologia – Aula 14

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.


A igreja é uma comunidade entre humanos e o divino. A igreja é Deus, Cristo, e Espírito Santo. Deus quer fazer uma aliança com nós, e se tornar visível através de Jesus Cristo. Aqueles que vieram antes de Jesus Cristo, Deus também deu a oportunidade de se salvarem, pois, como disse o Papa João Paulo II: “As religiões orientais são sementes da verdade!”. E as religiões são meios de transporte para um mesmo lugar, sendo o cristianismo o avião das religiões, como eu disse numa poesia. O Filho procede do Pai, quem faz é o Filho, quem planifica é o Espírito Santo, e quem ordena é o Pai. O Espírito Santo procede do Filho.
Deus quer fazer uma aliança com sua criação, por isso criou a humanidade. A humanidade se corrompeu, então Deus elegeu um povo para ser exemplo para o mundo. Esse povo de certo modo se corrompeu. Então Deus enviou seu filho único para servir de exemplo para toda humanidade que é possível atingir a salvação em uma só vida. Quem salva é o amor. E como diz no Evangelho Segundo João: “Deus é amor.” Na bíblia tem duas condições para a salvação: fé e sacramento; sendo as obras estando dentro da fé, sendo o desdobramento desta. Ter fé é confiar em Deus, e Deus é algo muito além da nossa compreensão. Então ter fé é acreditar em algo que perpetua por toda a história do universo que não vemos: ter fé é crer no invisível que se tornou visível através de Jesus Cristo. Agora, se Deus é amor, em que consiste o amor? Consiste em dar vida por um ideal divino. Ser cristão é viver de modo consciente.
A conversão é um êxodo, sair do pecado para o caminho da Lei. Aquilo que em Israel foi prometido, em Israel foi realizado. Pelo fato de Cristo ser judeu, há continuidade. Mas pelo fato de se formar uma nova religião, o cristianismo, há descontinuidade do judaísmo e sua verticalização. Porém, judaísmo e cristianismo são complementares. Um bom cristão entende de teologia judaica. O judaísmo veio preparar o povo de Israel para a mensagem de Jesus Cristo; que veio fazer a criação nova, daí vem a cristologia cósmica; veio também para divinizar o ser humano, daí vem a cristologia antropológica; e veio para verticalizar a história que é uma espiral, daí vem a cristologia histórica. Se eu entendo que a igreja são todas as pessoas boas e quem salva é o amor, então a frase: “Fora da igreja não há salvação”, faz sentido. Jesus pregou o Reino de Deus que é maior que a igreja histórica. Na última ceia há formação da igreja como instituição eucarística, instituição apostólica, e a igreja se firma como uma comunidade eucarística. Jesus convoca Israel, mas não nega outros povos. Porém, Jesus ordena aos apóstolos e discípulos para primeiro resgatar as ovelhas desgarradas da casa de Israel, e só depois para evangelizar em todo o mundo, para todos os povos.
A igreja é uma comunidade escatológica. E está sempre em missão. A igreja é o templo do Espírito Santo, por que para nós a igreja é santa, deve ser um lugar de encontro com Deus, um encontro íntimo e comunitário. O Espírito Santo por meio da tradição faz a comunhão horizontal e vertical. A comunhão dos santos é do Espírito Santo que santifica a comunhão dos santos dons. O Pai quer que todos se salvem pelo amor, que é onipresente. Esse amor se visibilizou em Jesus Cristo. O amor está em todo lugar de maneira implícita, e explícita através de Cristo. Ter fé e sacramento é ter consciência do amor. Pelo fato da igreja estar em missão de viabilizar esse amor para o mundo, ela se torna missionária.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
www.twitter.com/victorgeo10
www.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário