div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sábado, 13 de novembro de 2010

Filosofia Moral no Antigo Egito


Filosofia Moral no Antigo Egito


Esse texto são anotações minhas feitas durante uma palestra que assisti de um filósofo de Brasília. São palavras dele e meu conseqüente desenvolvimento sobre o tema abordado.


            Existem duas histórias da fundação da civilização egípcia, uma é oficial, que em termos históricos o Egito não é nem tão antigo assim, e a outra extra-oficial que diz que os egípcios são descendentes dos atlantes e são muito mais antigos do que nós pensávamos. Etimologicamente a palavra “Egito” vem da língua grega e quer dizer: “O secreto”, “O Escondido”. Mais os egípcios antigos chamavam seu país de: “Khum Khemu Kem” que quer dizer: “vermelho”, “chamas”. Existem histórias da tradição oral que falam das Pirâmides e da Esfinge sendo banhadas pelo oceano. Hoje sabemos que o deserto do Saara já foi mar um dia. Então as Pirâmides e a Esfinge são muito mais antigas do que se está registrado na história oficial. Existiam antes do dilúvio global e do cataclismo da Atlântida que afundou a ilha e originou o deserto do Saara. Inclusive dizem que os atlantes tinham tanto poder material que conseguiam transformar energia em matéria e matéria em energia. A ruína atlante surgiu por causa do desequilíbrio entre o crescimento espiritual e material. Quiseram salvar a capital da Atlântida de uma catástrofe natural e acabaram por se autodestruir e originar o dilúvio global.
Mas voltando ao Egito... no Egito existe um provérbio árabe que diz que: “O tempo a tudo desafiam, mas as pirâmides desafiam o tempo!” O Egito pré-dinástico segundo a história oficial vai até 3200 antes de Cristo. Nesse período há ausência da centralização política. No período dinástico houve a unificação do baixo e alto Egito. O Antigo Império vai de 3200 a 2300 antes de Cristo. E tem como capital Mênfis. O Médio Império vai de 2040 a 1580 antes de Cristo. E tem como capital Tebas. O Novo Império vai de 1580 a 525 antes de Cristo. E tem como capital Tebas. Em 343 antes de Cristo, os egípcios são conquistados pelos Persas. Em 332 antes de Cristo, são conquistados pelo Império Macedônico de Alexandre, o Grande. Em 30 antes de Cristo a 395 depois de Cristo, são conquistados pelos romanos. O rio Nilo é considerado a mãe do Egito. Existe uma máxima que diz que: “O rio Nilo é uma dádiva para o Egito.” O Antigo Egito associava o rio Nilo a Deusa Ísis, a Deusa da fertilidade. Ela era esposa de Osíris e mãe de Hórus. O pessoal que era nômade passa a ser sedentário por causa do rio Nilo. Suas cheias deixavam as terras férteis com o recuo das águas. A Esfinge é datada de 2400 antes de Cristo, mas como já disse aqui, ela é muito mais antiga do que essa data. Na época do Império Romano, o Egito era a galinha dos ovos de ouro para os romanos. Napoleão, quando esteve no Egito no século 18, disse a seus soldados: “Soldados, do alto destas pirâmides quarenta séculos os contemplam.” Quando Napoleão e seus soldados estiveram no Egito, resgataram um pouco da cultura egípcia e foi quando foi desenvolvido o que chamamos hoje de egiptologia. Foi encontrada a pedra do zodíaco egípcio, a pedra de roseta, a esfinge começou a ser desenterrada, dentre outras coisas.
Agora falando um pouco de religião, os principais deuses do Egito eram: Seth, que era irmão de Osíris, esse por sua vez era casado com Ísis que tinha um filho chamado Hórus. Seth uma vez fez uma festa e convidou os deuses e construiu um sacórfago com as reais dimensões de Osíris e disse que quem entrasse nele, e coubesse, ficaria com ele. E quando Osíris foi entrar, o trancaram e o jogou no rio Nilo. Ísis encontrou-o no mar mediterrâneo. E Seth sabendo que Ísis havia encontrado Osíris, cortou o sacórfago em 14 pedaços e o espalhou pelo mundo. Ísis então foi à procura dos 14 pedaços para unir e teve ajuda dos animais. Dizem que ficou faltando um pedaço, e Ísis estava triste por que faltava esse único pedaço de Osíris,então, um falcão veio e tocou em Ísis que engravidou e deu a luz ao Deus Hórus, que destronou Seth, e governou o Egito. Tem outro Deus também importante na mitologia egípcia que é Anúbis, que era representado com a cabeça de um chacal, simbolizando que tinha as potencialidades, as qualidades daquele animal, enquanto Hórus tinha cabeça de falcão. Anúbis fazia a passagem de uma pessoa que morreu para a vida após a morte, e também fazia a passagem de volta, da pessoa que estava para renascer novamente. A religião egípcia é toda ela voltada ao relacionamento com a natureza, principalmente com os animais. Alguns dizem que o Antigo Egito podia ser monoteísta por causa do um Deus que me esqueci o nome agora, que esses estudiosos consideravam como o único Deus e os outros Deuses seriam apenas como se fosse os santos, os embaixadores desse Deus único. Outros dizem que eram politeístas, cultuavam vários Deuses. E outros chegam a dizer que eram Panteístas, viam Deus em tudo.
Com relação à tecnologia, até hoje não se sabe como as pirâmides do Egito foram construídas com tal precisão e polimento. Além das pirâmides, existem outras obras como o Colosso de Memnon, a Esfinge... Que tinha corpo de touro, garras de leão, asas de águia, e cabeça humana. Alguns dizem que as Pirâmides eram túmulos dos faraós. Outros dizem que eram templos iniciáticos; e outros dizem as duas coisas. Em igrejas no estado de Minas Gerais, no Brasil, foram encontradas em antigas igrejas católicas, ossos de pessoas enterradas, com certeza eram pessoas consideradas importantes para a época por terem sido enterradas na igreja. A quem diga também que as Pirâmides do Egito são laboratórios onde se guarda toda a história da humanidade. E há quem digam que eram túmulos, templos e esse laboratório de história, as três coisas. Com relação aos conceitos morais, a civilização egípcia era voltada toda ela para a religião. Assim como a romana era voltada para o estado, para as leis, e a grega para a filosofia. No Antigo Egito a religião era tão forte que dela se desprende a moral. Grandes filósofos passaram pelo Egito e aprenderam muito, como Pitágoras, Platão, Sólon, como o sábio Jesus Cristo, o nazareno. Dizem até que Jesus aperfeiçoou a técnica de ressurreição quando esteve no Egito.
Como toda civilização, teve períodos de apogeu e queda. Seu sistema de governo era piramidal e todo um estilo de vida era o coração do conhecimento. Influindo assim o cotidiano aos grandes mistérios. Os pequenos mistérios estariam relacionados ao homem, e os grandes mistérios ao cosmo. Unindo assim a visão micro e macro. Boa parte dos ensinamentos veio de várias dinastias em obras de valor ético e literário. E essas máximas foram aplicadas ao homem. Com relação à família, por exemplo, toda ela era centrada na figura do pai, que ficava responsável de contar a história dos seus antepassados aos filhos e a história do Antigo Egito, e que o filho deveria ter um grande respeito e obediência aos pais. Muito parecida com aquele mandamento judaico-cristão: “Honrarás teu pai e tua mãe.” Dizem que a cultura judaico-cristã bebeu da fonte da filosofia do Antigo Egito. Moisés por exemplo que foi ensinado dentro da religião egípcio introduziu muito da filosofia egípcia no livro “A Torá” ou Pentateuco, como chama os cristãos os cinco primeiros livros da bíblia. O matrimônio assume importância primordial como célula social, fidelidade, e compreensão mútua e recíproca entre o casal. “Especial valor tem a amizade entre os homens, a ponto de um bom amigo, eleito por afinidade de coração, complementar a felicidade familiar.” A solidariedade era outro ponto forte do Antigo Egito. O historiador Heródoto, considerado o pai da história, quando passou pelo Antigo Egito, disse nunca ter visto um povo tão feliz como o povo egípcio. A moral pública era outro fator primordial, como diz Ptahotep: “Opor obstáculos a lei, é abrir a porta a violência.” Disse também um juiz antigo que: “Nunca permiti que um homem dormisse descontente por qualquer motivo... eu levo a paz!” Outro fator importante era a cortesia: “Esta virtude se soma às qualidades próprias de um homem honesto.” Amenemope ainda diz: “Se és poderoso, pratica a ciência e a palavra serena.” O trabalho era outro fator importante, vejamos o que diz Onchshehonqy: “O amor pelo trabalho leva o homem próximo a Deus.” Ele ainda diz: “O amor ao trabalho é a chave de uma vida realizada.” E agora vejamos essa frase: “Seja ativo, faz mais do que deves...” Com relação à busca da verdade, da filosofia egípcia propriamente dita, tudo que escrevi até aqui é filosofia: o sábio ensina com o exemplo, e os discípulos o seguem com entusiasmo. Mas lembremos que não devemos seguir pessoas, mas a idéia, olhar para estrela que o mestre está olhando assim unir-vos a ele, olhando para o alto. Fechemos o texto com uma frase de Ptahotep: “Os homens que tenham pensado com sabedoria hajam escrito para a posteridade viverão para ela; sua recordação não se apagará nos homens se suas sentenças são belas, cada um de seus pensamentos seguirá vigente como algo inesquecível, e realçando a cultura dos grandes.”

Autor: Victor da Silva Pinheiro




Nenhum comentário:

Postar um comentário