div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Evangelhos Sinóticos – Aula 13 - Lucas

Evangelhos Sinóticos – Aula 13 - Lucas

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.


Vimos até agora, em resumo, que a perspectiva do evangelista Marcos é o discipulado, de ajudar as pessoas; e a perspectiva de Mateus é judaica, hebraica, veterotestamentária, da tradição. O Evangelho Segundo Marcos é mais simples, enquanto o de Mateus é mais eclesial. Vem dizendo que vem formando um novo povo: a igreja. Já o Evangelho de Lucas tem a introdução da infância de Jesus, depois a missão na Galiléia, a viagem para Jerusalém, e morte e ressurreição de Cristo. Jesus primeiro ensina aos doze apóstolos como agir e evangelizar, depois ensina aos 72 discípulos. Os 12 apóstolos vão à frente guiando os 72 discípulos resgatando como prioridade as ovelhas desgarradas da casa de Israel, enquanto os 72 discípulos têm a missão para todo o mundo, inclusive o mundo pagão, em conjunto com os 12 apóstolos.
Na igreja, quanto mais alta for à hierarquia, maior o papel serviçal que aquela pessoa tem para com a comunidade. Nós, os cristãos, somos o corpo de Cristo na Terra. Então cuidado cristãos ao que fala e ao que faz. A igreja se constitui no seguinte tripé: escritura sagrada, a tradição e o magistério. Na igreja, quem já morreu ainda tem voz. Os líderes da igreja têm o dever de ler, interpretar e colocar em prática a escritura sagrada e servir de exemplo para os cristãos. Qual a maneira de interpretar a sagrada escritura? Estudar o que tal passagem diz sobre Jesus, sobre eu e sobre a comunidade, e como pode me levar a santidade.
Em cada culto dominical a igreja abraça o mundo, daí vem à famosa frase: “Fora da igreja não há salvação!”
Quando Zaqueu subiu na árvore para ver Jesus ele subiu com o espírito de Jesus, agindo em harmonia com Jesus.
A perspectiva do Evangelho Segundo Lucas é social.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário