div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Bíblia e Moral – Aula 13

Bíblia e Moral – Aula 13

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.


A moral cristã nasce de reconhecer o amor de Deus manifestado em nós. Ninguém pensava na vivência em Israel sem a vivência em sociedade. Se formos olhar a história do mundo, vemos que o mundo precisa de heróis, que não são deuses, mas também não são pessoas comuns, estão entre nós e a divindade. Ao contrário dos ídolos, que nos puxam para baixo. Ser israelita é participar de um grupo; e isso é muito significativo. A identidade comunitária é muito forte em Israel. Eles têm hoje a via da literatura, da cultura, como meio de identidade. Já com relação aos cristãos, tinham especial atenção ao ensinamento dos apóstolos, e de Jesus, tinham um culto em comum (no cristianismo primitivo eles tinham o costume de rezar ao nascer do sol), tinham a comunhão, e o dever de dar perpetuidade a mensagem de Cristo e dos apóstolos, como partilhar os bens e outras tarefas. Não pode haver fé em Cristo sem ter um compromisso com a moral do cristianismo.
Antigamente as religiões no Brasil penetravam com mais facilidade na cultura brasileira. Em São Paulo, os imigrantes que iam chegando, iam guardando as tradições familiares, que é muito importante, e se inserindo na cultura local. A teologia da prosperidade veio dos Estados Unidos e encontrou seu foco de estabelecimento nas igrejas neo-pentecostais. Quando você tá com sede, procura água, se não tiver água, vai querer um refrigerante ou algo semelhante para matar a sede. E é assim que os católicos vêem os evangélicos, é melhor matar a sede de Deus, mesmo não sendo na igreja católica, do que ser do mundo. A igreja deve ser um lugar onde se vive a experiência de Deus, e para isso a comunidade tem que ter uma boa acolhida e serem cortês. Acho que uma passagem da bíblia que pode explicar essa multiplicidade das igrejas cristãs e até de outras religiões: “Na casa do meu Pai, há várias moradas.” Mas a meu ver essa passagem é algo mais metafísico, e tem que olhar o contexto em que foi falado, pois não estou lembrado em que contexto foi falado isso. O estado laico não é um estado ateu, mas um estado que respeita todas as religiões. Mais importante é viver em comunidade, pois, como diz um provérbio chinês: “um bambu sozinho, é fácil de ser quebrado, mas vários bambus juntos são difíceis de serem quebrados.” E tem uma passagem na bíblia que incentiva o encontro comunitário, em que Jesus diz: “Se dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei entre eles!”.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
www.twitter.com/victorgeo10
www.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário