div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O poder da Rede Globo e das outras redes de comunicação

O poder da Rede Globo e das outras redes de comunicação

O quarto poder no Brasil é muito forte e seu maior expoente é a Rede Globo que tem uma rixa com a Rede Record por causa do crescimento desta. Não sou a favor nem de uma nem de outra, mas também não fico em cima do muro, procuro andar nos dois lados livremente. Por exemplo: todo mundo sabe que a Globo colocou o ex-presidente Fernando Collor no poder. Mas poucas pessoas sabem que a Globo também tirou Collor do poder. O movimento dos Caras-Pintadas começou com uma câmera da Globo e meia dúzias de jovens, e depois se transformou naquele famoso movimento que ajudou a tirar Collor do poder. Depois que a Globo viu quem era Collor e como ele estava governando, fez questão de tirá-lo do poder.
A Globo tem a mania no seu principal programa o Jornal Nacional, de noticiar algo desfavorável a alguém ou a algum setor da sociedade e quando se comprova que foi um equívoco, ela não transmite o equívoco no Jornal Nacional. A Rede Globo hoje é a segunda rede de televisão mais forte do mundo, ficando atrás apenas da ABC (pertencente a Walt Disney Company). 
Ciro Gomes na sua entrevista no programa 'É Notícia' da Rede TV, disse que a Globo noticiou algo grave no Jornal Nacional sobre ele e depois não noticiou o equívoco que foi a notícia contra Ciro Gomes. Já vi católica falando que o Jornal Nacional só falava dos pontos polêmicos dos discursos do Papa, quando na verdade o discurso do Papa como um todo era belíssimo. Enquanto a Record, de Edir Macedo, desaprovo aquela ação de um pastor da Igreja Universal, colega de Edir Macedo, de chutar a imagem da santa, pois, naquele momento, ele não estava apenas chutando uma imagem, mas uma religião, porque aquela imagem simboliza uma religião. Aliás, muitos acham que os católicos adoram imagens, mas na verdade não adoram, apenas tem as imagens como meio de concentração para rezar e tem as imagens como algo simbólico. Existe uma técnica de concentração que diz que quando você reza olhando para algo que considera aquele algo sagrado, você se concentra melhor.
Mas voltando... Ciro Gomes ainda disse que houve uma tentativa de tirar Lula do poder, com o Caso do Mensalão. Então, Ciro disse que organizou o contra-ataque de duas formas: diplomacia com os diálogos com os líderes da oposição, onde ele disse que o Aécio Neves foi um dos únicos que entendeu a situação logo de cara; e a outra forma era a infantaria, com a militância nas ruas. Não sou a favor do governo Lula, e houve corrupção no Caso do Mensalão e os culpados devem pagar pelo mal que fizeram ao país. “Talvez, nunca na história deste país, houve um caso tão grave de corrupção que foi descoberto, como o Caso do Mensalão”. Hoje sabemos que o maior caso de corrupção da história foi o da Petrobras. E Lula deveria ser ouvido e não deixado de lado no julgamento do Mensalão e o da Operação Lava-jato. Para mim, o governo de Lula deixou a prometer, não foi o ideal, mas Lula para mim continua sendo um idealista que tentou fazer o máximo para melhorar o Brasil. Concordemos que Lula tem uma capacidade de trabalho e diplomacia imensos.
Mas voltando a Globo, queria só fechar o assunto para nós termos um olhar crítico com relação a Globo e não olhar de forma passiva a Rede Globo assim como os outros meios de comunicação. Por exemplo, no programa do Faustão, que coisa horrível é aquela de se divertir vendo acidentes e presepadas dos outros na TV. É até anti-filosófico. Se divertindo com a desgraça alheia. É claro que não são acidentes graves (eu acho que não são acidentes graves), mas são acidentes e não vejo graça nenhuma naquilo. Enquanto o SBT faz uma idolatria ao dinheiro, os noticiários locais dos diversos canais insistem em fazer do noticiário policial um show, e na Rede TV passava aquele programa preconceituoso e de baixo nível “Pânico na TV” que hoje está na Rede Bandeirantes. Procuremos coisas produtivas a assistir. Interessante, os programas bons da Globo, como Globo Ciência, é de manhãzinha e passa no horário em que poucas pessoas estão com os televisores ligados e só passa uma vez na semana. No geral, vemos a idolatria ao dinheiro, a banalização do sexo, e outras coisas ruins nas TVs abertas do Brasil.

Autor: Victor da Silva Pinheiro


victorgeo10@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário