div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sábado, 17 de setembro de 2011

Liturgia – Aula 5

Liturgia – Aula 5

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

                Quando você for conversar com Deus, e ele permanecer em silêncio, saiba que Deus está nos amando. A celebração é um protesto contra o pecado. Toda celebração é memória, presença, e profecia (aponta para o futuro). Deus nos convoca e devemos permanecer nessa convocação e temos que ouvi-lo e fazer uma transformação pessoal e como comunidade. Toda a vida de Jesus foi um mistério pascal. Belém quer dizer “casa do pão”, e foi onde Jesus nasceu. Jesus, o pão sagrado. Na perseguição e fuga ao Egito há evidências desse mistério pascal, que foi toda a vida de Jesus ofertada ao Pai Celeste. Eva quer dizer “mãe dos viventes” que foi criada a partir da costela de Adão. Jesus é o novo Adão e a nova Eva foi tirada de Jesus que é a igreja. Nós devemos ir até Deus e ele sempre está pronto para nos receber. E nessa aventura que é a ida a divindade, vamos transpor todos os valores e despertar a vontade de potência que Nietzsche fala, nos tornando super-homem que Nietzsche fala, ou como alguns chamam de além homem. Que são os heróis.
 Quando celebramos o mistério pascal de Cristo, celebramos o anuncio e a realização, um ato presente, advento permanente na fé, conversão e como ápice da vida. No Antigo Testamento Deus prepara o povo de Israel como anuncio para todas as nações para a realização em Cristo. O povo de Israel se diz o escolhido não de uma maneira excludente, como se os outros povos não fossem escolhidos também, mas diz de uma maneira inclusiva, pois aquele povo de Israel veria a ser exemplo a ser seguido por todas as nações, e todas as nações estariam inclusivas no plano da salvação.
                Advento quer dizer “aquele ou o que há de vim”; em cada celebração, Cristo vem, mas não ainda definitivamente. No mistério há uma realidade patente, com relação ao fator histórico, e há uma realidade latente, que é o fator mítico. Em toda celebração litúrgica há a convocação, proclamação da palavra, o sacrifício (banquete), e o reenvio a missão. Assembléia em hebraico quer dizer “povo convocado”. Que no Novo Testamento esse termo é substituído por “Eclésia”, para dizer que o povo de Israel é agora toda a humanidade. Deus convoca, o povo adere a esse chamado, é ofertado o sacrifício. A nossa fé cristã, a nossa religião, é da escuta e conseqüente observar dos mandamentos. As dimensões da assembléia são as dimensões escatológicas, demonstrativas, comprometidas, comemorativas. O fim de toda ação litúrgica deve ser a santificação da pessoa e glória de Deus. Os mistérios são ordenados, instituídos e confiados.

Autor: Victor da Silva Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário