div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Eucaristia – Aula 3



Eucaristia – Aula 3

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

                Segundo Lucas, Jesus é o sol do oriente, então se orientar na vida é voltar-se para o oriente. A eucaristia direciona a vida, é um culto, uma celebração, e tem um imperativo moral. Quando a missa termina, apenas começou a missão. Nós crermos num Deus uno e trino. Crermos num Deus que é Pai, que enviou seu Filho ao mundo e esse Filho provou que era Filho Dele ressuscitando. E esse Filho falou da ação do Espírito Santo. Deus é uma comunidade que já havia se revelado ao povo de Israel. Somos pessoas diferentes sob o teto de uma mesma comunidade. O mundo se perdeu, mas Deus continuou sua luta enviando seu Filho que foi morto pelos homens. E esse Filho perdoou aqueles que lhe trouxeram a morte.  Em algumas tradições, os guerreiros que morriam em batalha continuavam lutando na vida após a morte. E Jesus quando morreu, desceu a mansão dos mortos e continuou sua “luta”, tanto que venceu a morte e ressuscitou. Quando olharmos para a cruz temos que ter a convicção que uma injustiça como aquela nunca mais acontecerá, como aconteceu com Jesus. A grande pergunta é: será que somos melhores que os fariseus? Pois saiba que toda semana os fariseus davam comida aos pobres e distribuíam cestas básicas. Esses mesmos que crucificaram Jesus.
Na missa temos o pão e o cordeiro. O pão é ofertado e o cordeiro é imolado. Onde o pão, segundo o Evangelho de João, é o pai que dar e onde está o pai na eucaristia? Simbolicamente está no ministro da celebração. Pois o ministro é quem dar o pão. Ao distribuir o cordeiro, há uma contribuição para que o pecado se esgote. Fé quer dizer “carregar”, e Lúcifer quer dizer: aquele que carrega a luz. A tradição apócrifa tem outra história para o anjo Lúcifer: quando Deus criou o homem, disse para todos os anjos que se curvassem para aquela criação, pois um dia o essa criação superaria o próprio Deus. É aquela história que o pai quer que o filho o supere, que a criação supere o criador, que o discípulo supere o mestre. Porém, o anjo Lúcifer disse que nada superaria o próprio Deus e se recusou a se curvar diante do homem. Então Deus, por causa dessa desobediência, destinou Lúcifer a descer a Terra e levar os homens de volta à luz.

Autor: Victor da Silva Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário