div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sábado, 17 de setembro de 2011

Eucaristia – Aula 5

Eucaristia – Aula 5

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

                Os teólogos também lêem o magistério, mas vão além do magistério. Onde está o Pai na eucaristia? Em nós. No cristianismo primitivo, os cristãos davam um valor exagerando e válido à eucaristia dominical. Não existe eucaristia sem igreja, e não existe igreja sem eucaristia.  São Paulo diz que Cristo é a cabeça e a igreja é o corpo. O sentido da vida está na igreja. Na entrega. Se dermos valor sagrado ao que fazemos, fazemos com perfeição.
Onde estão os sacramentos na cruz? O batismo está na água que sai do corpo de Cristo quando esse é golpeado pelo centurião romano. A eucaristia está no sangue de Cristo. No apóstolo João, que segundo a tradição católica foi o único apóstolo que permaneceu na crucificação de Cristo, está o sacramento da ordem. Em Maria que simboliza a igreja, está o sacramento do matrimônio. Jesus diz: “Pai, perdoai, eles não sabem o que fazem!” Está ai o perdão, a confissão, a penitência. Já quando Jesus diz: “Está consumado!” Está ai a crisma, na entrega do espírito. E quando Jesus suou sangue, que simbolicamente é o óleo da unção, um dos sacramentos. Na cruz temos os 7 sacramentos da igreja católica apostólica romana. O que é um símbolo? Exemplo: quando um arqueólogo acha um pedaço de um objeto, sabe que aquele pedaço faz parte de um jarro que ele ainda não o encontrou por completo. O símbolo é essa união daquilo que vemos, o visível (o pedaço de jarro encontrado), com aquilo que não vemos, o invisível (a parte do jarro ainda não encontrada, mas por dedução sabemos que existe).

Autor: Victor da Silva Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário