div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 19 de julho de 2011

Sacramentos – Aula 13

Sacramentos – Aula 13

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

Se você ver a divindade e a reconhece como divindade, é por que a sua hora chegou: converte-se ou permanece sendo do mundo. Por isso, na época de Jesus, para o povo de Jesus, já era chegado o tempo: o tempo da mudança, da transmutação de todos os valores, como diria Nietzsche. Os judeus da antiguidade eram como criaturas vivendo nas asas do criador, como crianças nas asas do Pai. Já os cristãos de hoje já são mais maduro e o nosso objetivo, o objetivo de todas as religiões é chegarmos à sabedoria de um ancião com a candura de uma criança. Por isso Jesus diz para nós encontrarmos o Reino dos Céus temos que nos tornar crianças na candura e simplicidade e não no excesso de ingenuidade.
Por que em algumas cerimônias religiosas se lavam as mãos? Por que as mãos representam as nossas ações. Pilatos lava as mãos no julgamento de Jesus. Estamos em constante comunicação com a Jerusalém Celeste, uma ligação entre o Céu e a Terra. Porém, é difícil de perceber essa comunicação. O prefácio é a parte da oração em que damos o significado da oração. O Espírito Santo santifica e transforma qualquer coisa que toca. Deus ama aquilo que diz, pois suas palavras são eficazes. Assim sendo, Jesus Cristo, o filho de Deus, foi seu embaixador na Terra. É por isso que o pão e o vinho se tornam o corpo e o sangue de Cristo, respectivamente. Por que assim disse Jesus ao comer o pão sagrado, nos tornamos uno com a divindade, e assim rezamos por toda a humanidade. Por isso a oração daquelas crianças de Fátima, em Portugal, nos ajudou muito, naquele contexto histórico entre guerras. Deus é Pai, desde antes da criação do mundo. Pois a promessa da vinda de seu filho para nos salvar do pecado já existia antes mesmo da criação do mundo. Ele é Pai por natureza, mas temos o costume de chamá-lo de Pai por adoção, pois Ele nos adotou. O que afasta Deus do nosso coração: o pecado. E santificar a nossa vida, separar o joio do trigo, o mal do bem, é nossa meta. Colocar o mal como algo exterior que precisa ser vencido. É mais fácil para nós derrotarmos inimigos exteriores do que interiores. Pois ao tornamos nosso mal como algo externo, podemos ver-lo, identificando e assim fica mais fácil de vencê-lo. Se o mal se camufla interiormente fica mais difícil vencer-lo, pois não o vemos. Como se estivéssemos dando murro no escuro. Ao exteriorizá-lo, acendermos a lâmpada do quarto e podemos então vê-lo, então nossa batalha começa no escuro do quarto fechado e rezando a nossa oração, que essa oração vai iluminar nossa vida para podermos ver nossos inimigos e lutarmos e não esquecer que a batalha continua mesmo depois da morte.
Na hora de comungar recebemos o pão sagrado com a mão direita, que simboliza Jesus, e pegamos com a mão esquerda, que simboliza o espírito, aquele que transforma as coisas. A mão direita visível, é Jesus Cristo. A mão esquerda, simbolicamente, invisível, é o espírito. A mulher representa a mão esquerda, a nossa parte interior. Por isso, simbolicamente, não leve ao pé da letra, Deus ao criar Eva, segurou o corpo de Adão com a mão direita, Adão dormindo, e tira com a mão esquerda a costela, e da costela cria a primeira mulher, Eva. Geralmente, as mulheres são mais intuitivas do que o homem. Como exemplo histórico podemos citar 2 casos: o da mulher de Júlio César, general e político romano, que sonhou que ele não era para ter ido ao senado naquele dia, senão morreria, e ele realmente morreu, naquele dia no senado, e enraizou a frase, respondendo a esposa: “Só se deve temer o próprio temor!” E outro exemplo foi a mulher de Pilatos, que sonhou que Jesus era inocente, que era um grande homem, e que devia ser libertado, que no caso, não foi libertado, mas foi crucificado.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário