div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mariologia – Aula 14

Mariologia – Aula 14

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, Brasil.

Jesus é uma pessoa, com 2 naturezas: uma humana, e outra divina. E o que é uma pessoa? É um ser capaz de se relacionar de maneira inteligente praticando o livre-arbítrio. Jesus é uma unidade. Dogma é uma verdade inquestionável. E assim sendo, o dogma está baseado na revelação. E a revelação não se restringe, mas se enfoca também da tradição oral. A bíblia veio para fundamentar o dogma. Antes de a bíblia existir, já existia uma tradição oral forte. Na antiguidade o conhecimento oral era superior ao conhecimento escrito. Tanto que os incas aqui na América do Sul nem tinham o conhecimento escrito. O que sabemos hoje dos incas veio à tona da escrita dos colonizadores espanhóis. E com a decadência da tradição oral, surge à escrita. A revelação já está dada, é como um oceano que quando mais se aprofunda se descobre coisas novas ou é comparado a um baú que quando nós mais remexemos, esse baú nos revela coisas novas. Então, o que muda com o tempo é nossa compreensão, nossa maneira de ver a revelação.
Quando falamos de virgindade, lembra-se logo do corpo, mas existem os aspectos espirituais da virgindade, como: pureza, sem macula, integridade, fecundidade ofertada de outro modo, oferta de si mesmo. Uma das dificuldades de hoje enxergar esses aspectos espirituais da virgindade, de como uma mulher virgem gerou um filho, a dificuldade de enxergar isso é por causa do materialismo e cientificismo de hoje. E nisso ocorre uma desvalorização da castidade, da virgindade. O dogma é uma verdade de salvação, então diz respeito a mim, a você, a humanidade. E Maria é a escolhida do Pai eterno e sendo virgem e fecunda deu a luz ao salvador. Algum teólogo da igreja disse que assim como a luz atravessa um copo de vidro sem tirar sua natureza anterior, assim Maria, a virgem, deu a luz a Jesus Cristo, o salvador. A virgindade pode ser abordada a partir de 3 enfoques: do corpo, dos sentidos e do coração. O homem enxerga o exterior e Deus o interior. Então se manter virgem até o casamento é ver como Deus ver.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário