div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sacramentos - Aula 12

Sacramentos Aula 12

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

O filho de Maria é a videira e nós somos os seguidores por meio do batismo. Se o batismo concede a fé, a crisma dar a fidelidade, que é diferente de fé. Tem gente que tem fé, mas por falta da fidelidade, vacila na fé. Qual a prova que o espírito santo está em nós? Permanecendo no amor de Deus e observando os mandamentos. Todos somos predestinados, o crisma será fruto da fidelidade e cabe a nós escolhermos ser seguidores do filho do altíssimo, e assim assumirmos a condição de predestinados. Quando vermos a Cristo é por que ceiamos com ele, e assim somos glorificados. Deus faz nos mostrar a porta, mas somos nós que temos que abrir-lá. A unção autêntica quem recebeu foi Jesus, porém, nós quando recebemos a unção, isso é simbólico, significa que o Cristo vive em nós. A crisma simboliza nossa ascensão ao Reino dos Céus, e parafraseando o que Jesus disse: “O Reino dos Céus está próximo, está no aqui e agora!” Batismo, crisma e eucaristia são inseparáveis. São como galhos da mesma árvore. O pão e o vinho são parte substancial do rito, assim como o óleo da consagração. Sem a oração, água, pão, óleo, continuam sendo o que são; somente com a palavra é que essas substâncias se tornam sagradas. O crismado é um discípulo missionário por natureza. Pelo menos, em tese, devem ser missionários. Com o sacramento do crisma recebemos uma armadura, então, assim sendo, com uma proteção extra, temos a condição de sermos missionários. No antigo testamento já tinha a figura do crisma. Depois que Cristo chegou, estamos vivendo o último dia, já chegou à hora de acordar. Por isso Jesus diz na bíblia: “Cumpriu-se o tempo, o Reino dos Céus está próximo”. E quando Jesus disse isso, não estava falando de um tempo cronológico, mas de um tempo teológico. Jesus é a divindade, e sua chegada quer dizer que você tem que tomar uma decisão: segue-o ou permanece sendo do mundo.
A única coisa que nós podemos manter puro, santo, imaculado... é o amor. Por isso no Evangelho Segundo João diz: “Deus é amor”. Porém, o mundo não ama, por isso estar um caos. Então hoje ser cristão na prática e não ser somente na teoria, é ser diferente. A mesma fé que temos no Pai, devemos ter ao Filho. Quem ama o Filho, ama da mesma maneira o Pai. Jesus é o caminho para chegar ao lugar onde está o Pai. Jesus chegou a nós através da humanidade. E qual o caminho para chegar ao Pai, ao Céu? A resposta está na humanidade. Então Jesus foi divino sendo humano, demasiado humano. Jesus está sentado à direita de Deus Pai, mas não está afastado de nós. E já sabermos que Jesus estando sentado à direita de Deus Pai, quer dizer que tem os mesmos poderes Dele. Cristo se faz um de nós para nós unirmos a Ele e sermos uno. Voltarmos à unidade. Com o batismo se inicia o processo de divinização. E mantermos a fé firme indo à missa e dando em prática a nossa missão evangelizadora.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário