div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

domingo, 25 de julho de 2010

Reflexões sobre a amizade


Reflexões sobre a Amizade

Anotações feitas por mim durante uma palestra sobre esse tema que assistir.


 Amizade e filosofia caminham e juntas. O termo filosofia surgiu com Pitágoras, pois foram dizer a ele que ele era um “sophos” um sábio, e Pitágoras teve que explicar que ele não era um sábio, por que não detinha o conhecimento, mas amava, era amigo da sabedoria, um “Philo + sophos”; um amante da sabedoria. São vários os filósofos que falam da amizade, dentre eles está Platão, Sêneca, Cícero, Aristóteles, Sócrates, Kant, dentre tantos outros. A amizade mais importante é aquela amizade filosófica, e não apenas a amizade de festas ou visitas esporádicas. Antes de ser amigos do próximo temos que ser amigos de nós mesmo, para podemos ajudar o próximo. Como disse Jesus na Bíblia: “Amai o próximo como a si mesmo”. E um indivíduo pergunta: “Quem é meu próximo?” Coloca Jesus em xeque, e Jesus responde com uma parábola que o próximo é quem ajuda. E digo que não apenas ajudar, mas, dependendo do grau de amizade, fazer sacrifícios em nome do amigo. É quando o amigo passa a ser além de amigo e evolui a relação para família. Mas a filosofia ensina que o mestre deve deixar o discípulo viver as provações da vida e por si só e tirar suas próprias conclusões e evoluir. Quando o mestre quebra essa linha e faz sacrifícios em nome do discípulo, ele, naquele momento, passa a ser uma espécie de Pai.
            Seguindo a linha dos filósofos, Sêneca diz que é necessário escolher os amigos, para poder confiar neles. O filósofo romano Cícero diz que é necessário aprofundar a convivência para ganhar essa confiança. Aristóteles diz que a amizade tem uma das funções de amenizar as dificuldades da vida. Para assim, ter a possibilidade de aperfeiçoar a amizade. Kant, se colocando como um grego, fala dos níveis de amizade: A amizade espiritual, que é o nível mais elevado de amizade, uma amizade universal, em que a distância aproxima e não distancia. A Amizade por afinidade e a amizade por necessidade.
 Finalizando, para sermos bons amigos temos que seguir o pensamento de Sócrates: “Conhece-ti a ti mesmo e conhecerás as leis que regem o universo e o homem”. Sócrates fala que a amizade tem muito haver com fidelidade. Que tenhamos a fidelidade do cão, a visão do gato, a nobreza do leão, a resistência do camelo, para sermos bons amigos e nossos amigos serem bons também. Temos que nós tornar amigos de nós mesmo. E não mais se sentir sozinho no meio da multidão; e para conhecermos melhor o amigo, seguimos dois pensamentos de dois grandes homens; um pensamento é o complemento do outro. O primeiro é de Sócrates que diz: "Fala, para que eu te conheça!" E o outro pensamento é do chinês Confúcio: "O homem que tem uma alma bela necessariamente fala coisas belas, mas nem todo homem que fala coisas belas, tem necessariamente uma alma bela."

Autor: Victor da Silva Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário