div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sacramentos – Aula 10

Sacramentos – Aula 10

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil

Por que o batismo é um rito que simboliza a transformação do ser? Por que o batizado não pertence mais a si mesmo, mas é um instrumento de Deus. Aonde vocês, leitores, vêem coincidência na vida do batizado, eu vejo providência, sincronicidade. “Deus proverá”, como diria os cristãos. O batismo nos dar uma coisa para além da fé. O nosso batismo simboliza a nossa morte e seu conseqüente renascimento, a morte no batismo é uma morte sacramental. O batismo antecipa o futuro.
A vida toda é um processo de conversão. A vida cristã começa com a conversão, que começa no batismo, e isso não é um incidente de percurso. No batismo nos comprometemos. A caminhada da morte para a vida se chama conversão, incluindo ai uma vida penitencial. Fé é um processo inicial, e o batismo é uma experiência posterior ao sentimento de fé. A fé, e depois o batismo. Essa é a lógica da conversão cristã. Jesus Cristo é o salvador da humanidade toda, é o rei da Terra, então o batismo de crianças é justificado ai, pois as crianças também serão salvas e pertencem à humanidade.
A entrada, a descida na água, no batismo, é símbolo da morte, e sua conseqüente subida da água, simboliza o renascimento em Cristo. A água por sempre está na horizontal, o mergulho nela simboliza a entrada na matéria, no mundo manifestado, e a saída da água, a subida, significa uma nova etapa na vida: a da vida espiritual, do fogo, pois o fogo está sempre na vertical. João Batista diz ainda que: “Eu vos batizo na água, mas aquele que vem após mim vos batizará no fogo”. É por isso que Jesus se deixa ser batizado por João Batista, pois o batismo de João vinha de Deus, e a pomba branca que apareceu no batismo de Jesus representa o Espírito Santo, pois Jesus é filho de Deus. E Deus se faz presente ao falar para escutar o filho amado. Então no batismo de Jesus temos a representação simbólica das 3 pessoas da santíssima trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. A imposição das mãos é a própria ação vivente do Espírito Santo. O que acontece com o batismo? Constitui-se uma nova identidade. E essa identidade está em Deus, que se manifesta dentro de nós e se mostra exteriormente, pois a vida é a maior escola que pode existir, e a vida nos ensina muita coisa. Vivemos em sociedade para aprender com o próximo, com o outro. Na esgrima, quando se é ferido, a pessoa que foi ferida agradece a seu adversário, pois esse lhe mostrou um ponto que estava vulnerável. Mesma coisa devemos fazer na vida, aprender com o outro.
O batismo de João era de conversão, de penitência. O nosso batismo está ligado ao Jesus histórico, mas é o batismo de João. Jesus reconhecia o batismo de João como um batismo vindo do auto. Qual era a pregação de João Batista? Ele vinha para Cristo. A experiência de Jesus não é particular, mas divina. Como Jesus diz: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Pois tudo que eu aprendi com meu Pai vos tenho dado a conhecer.”

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário